A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 19 de Novembro de 2019

18/10/2019 12:54

De tecido a eletrônicos, Semana do Lixo Zero começa com ação de coleta

Campanha segue até o dia 27 de outubro com mais pontos de coletas, rodas de conversar e até mutirão de limpeza

Fernanda Palheta
A maior procura no ponto de descarte de lixo do Sebrae foi para dar a destinação correta aos materiais eletrônicos (Foto: Henrique Kawaminami)A maior procura no ponto de descarte de lixo do Sebrae foi para dar a destinação correta aos materiais eletrônicos (Foto: Henrique Kawaminami)

A Semana de Lixo Zero começou na manhã desta sexta-feira (18) com ponto de descarte de materiais eletrônicos, pilhas, baterias e até tecidos, no Sebrae, em Campo Grande. A programação da campanha nacional sobre o consumo e destino do lixo segue até o dia 27 de outubro com coletas de resíduos, oficinas, feiras, palestras, exibição de filmes, rodas de conversar e até mutirão de limpeza.

Nas primeiras horas do Destralha, ação de descarte do Sebrae que abriu a programação da semana, a maior procura foi para dar a destinação correta aos materiais eletrônicos. Este foi o caso da médica veterinária Letícia Monteiro que descartou uma sacola cheia de eletrônicos.

Médica veterinária, Letícia Monteiro, descartou materiais eletrônicos nas primeiras horas da Semana Lixo Zero (Foto: Henrique Kawaminami)Médica veterinária, Letícia Monteiro, descartou materiais eletrônicos nas primeiras horas da Semana Lixo Zero (Foto: Henrique Kawaminami)

“Eu acumulo esse tipo de lixo durante todo o ano e trago para descarte no dia da campanha. Hoje, por exemplo, eu vou descartar vários fios, carregadores, telefones, mouse e até uma bateria”, detalhou Letícia.

Além descartar os lixos eletrônicos, a médica veterinária conta que também faz a separação em casa. “Eu separo todos os lixos: comum, seco e orgânico. Então são vários lixinhos lá em casa”, afirmou. Ela ainda aponta que quando começou a fazer a separação percebeu o tamanho do problema. “Quando você começa a separa é que você vê a quantidade de lixo que a gente produz”, completou.

Presente na ação, o diretor administrativo da Recic.Le., Edilson Paulon, explicou que após recolher os materiais eletrônicos é feito uma triagem. "Vemos o que pode ser reaproveitado e o que não é reaproveitado nós desmontamos, separamos plásticos, ferro, vidro e encaminhamos para as fábricas para serem reutilizados na produção", detalha.

Diretor administrativo da Recic.Le., Edilson Paulon, participou da ação de descarte no Sebrae (Foto: Henrique Kawaminami)Diretor administrativo da Recic.Le., Edilson Paulon, participou da ação de descarte no Sebrae (Foto: Henrique Kawaminami)

Segundo ele, nos primeiros nove meses que a associação está em Campo Grande, foram recolhidos 130 toneladas de lixo eletrônico.

Além de materiais eletrônicos, pilhas, baterias e tecidos, a ação Destralhe recolhe óleo de cozinha, vidro, embalagens de plástico, papelão, garrafas PET, jornais, revistas, livros e objetos de metal, além de televisores, rádios, impressoras, computadores, geladeiras, micro-ondas. Os pontos de coleta estão disponíveis para a população nesta sexta (18) e sábado (19), das 8h às 18h, no estacionamento do Sebrae.

A programação da Semana Lixo Zero ainda terá outros pontos de coleta. No sábado (19) quem participar do Programa Recicle + poderá trocar o lixo eletrônico por uma muda de árvore.
Entre segunda (21) e sexta-feira (26) haverá Ação de Coleta de Óleo usado de cozinha no supermercado Comper, na Avenida Spipe Calarge. A cada 2 litros de óleo de cozinha descartados, o cidadão recebe de volta 1 litro de óleo novo.

Também estão disponíveis pontos de coleta de resíduos eletrônicos na Câmara Municipal e no Parque do Sóter. Confira a programação completa da Semana Lixo Zero em Campo Grande.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions