ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 29º

Capital

De novo: candidatos confundem horário e perdem Enem

No cartão de confirmação fechamento do portão era às 13h pelo horário de Brasília, causando confusão dos candidatos

Ana Paula Chuva e Bruna Marques | 17/01/2021 12:34
Candidatos ficaram para fora neste domingo. (Foto: Marcos Maluf)
Candidatos ficaram para fora neste domingo. (Foto: Marcos Maluf)

Mais um ano o fuso horário gerou confusão e atraso na entrada do primeiro dia de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Apesar de escrito no cartão de confirmação que os horários eram os oficiais de Brasília os estudantes se confundiram e chegaram após os portões fechados.

Nos locais de prova, para evitar a aglomeração em razão da pandemia da covid-19, os portões foram abertos às 10h30 e o fechamento foi ao meio dia em ponto, no entanto minutos depois pelo menos três estudantes chegaram afoitos para a prova.

“Cheguei 12h10 e me disseram que o portão já tinha fechado. Um absurdo isso. O horário está errado, não é culpa nossa. Dou risada para não chorar.”, disse Gislaine Caroline Maciel dos Santos, 19 anos.

Horário indicado no cartão de confirmação. (Foto: Marcos Maluf)
Horário indicado no cartão de confirmação. (Foto: Marcos Maluf)

A confusão com os horários, se deu porque no cartão de confirmação da prova os horários de abertura e fechamento dos portões constam como 12h e 13h respectivamente.

“É uma falta de comunicação. No documento vem um horário e ai muda. Não foi transmitido em lugar nenhum, que vontade de invadir”, disse o estudante Isac Manassés, 19 anos.

“Não informaram nada. Está no papel que ia abrir 12h, a gente chega e tá fechado. Não divulgaram nada. Uma falta de respeito com a gente. Nos preparamos e está fechado, não teve divulgação”, declarou Maria Aparecida Barbosa, 46 anos, que veio de Taquarussu para fazer a prova.

No entanto, a informação que os candidatos deixaram passar está no alto da folha, onde diz: “Horário oficial de Brasília”, cidade que tem o fuso horário diferente de Mato Grosso do Sul.

Na parce de cima do cartão diz que horário é o oficial de Brasília. (Foto: Marcos Maluf)
Na parce de cima do cartão diz que horário é o oficial de Brasília. (Foto: Marcos Maluf)


Por pouco – Pouco antes do portão fechar  uma candidata que subia tranquilamente pela Avenida Ceará apertou o passo quando quem estava na frente gritou: “Vai fechar”. Em seguida uma mãe precisou arremessar o documento do filho que já estava dentro do local de prova.



Nos siga no Google Notícias