ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Decreto vinga, apesar de algumas desculpas para driblar uso de máscara

Medida para frear contágio em massa pelo novo coronavírus entrou em vigor nesta sexta-feira

Jones Mário, Bruna Marques e Kerolyn Araújo | 19/06/2020 10:29
Além da máscara, mais prudentes usam até "face shield" para sair de casa (Foto: Marcos Maluf)
Além da máscara, mais prudentes usam até "face shield" para sair de casa (Foto: Marcos Maluf)

No Centro ou no bairro, o decreto que obriga o uso de máscaras de proteção facial a partir desta sexta-feira (19) ganhou adesão da maioria dos campo-grandenses - uma parte por receio real de ser infectado pelo novo coronavírus, outra apenas para se enquadrar na determinação. Mas ainda há os teimosos, com desculpas prontas para driblar a norma.

A aposentada Aparecida Barbosa, 63 anos, se encaixa entre os que temem a doença e redobram os cuidados. Ela tem dez máscaras e não sai de casa sem uma delas no rosto, como na manhã de hoje, no Bairro Maria Aparecida Pedrossian, região leste da Capital.

“Se eu tenho o vírus, usando a máscara não vou contaminar ninguém”, ensina Aparecida, que, em casa, adquiriu o hábito de higienizar as compras e deixar roupa e sapatos vindos da rua do lado de fora.

As medidas para afastar a possibilidade do contágio foram influenciadas pela morte de dois familiares próximos, a irmã e o cunhado, que ela conta ter perdido para a covid-19.

“Tudo isso é muito forte. Esse decreto [para uso obrigatório de máscaras] é necessário para que as pessoas não tenham que perder entes queridos como eu”, apela.

No Maria Aparecida Pedrossian, há quem siga decreto e também quem ignore (Foto: Bruna Marques)
No Maria Aparecida Pedrossian, há quem siga decreto e também quem ignore (Foto: Bruna Marques)

Também no Maria Aparecida Pedrossian, a empregada doméstica Jandira Metelo, 51, acha “horrível esse negócio de ter que usar máscara”. Ela completa: “se não fosse obrigada eu não usaria. Atrapalha a respiração, só uso porque sou obrigada”.

Mesmo contrariada, Jandira usa o EPI (Equipamento de Proteção Individual), diferente de alguns poucos clientes do mercado do bairro, na Rua João Francisco Damasceno, que ainda fugiram da reportagem. O estabelecimento, obrigado pelo decreto a “coibir a entrada e a permanência de pessoas que não estiverem utilizando máscara”, também se recusou a falar.

Centro - No Mercadão Municipal, os vigilantes nos acessos ao local orientam quem não leva máscara a colocá-la antes de entrar. Caso contrário, a ordem é ficar do lado de fora.

Mas há quem consiga driblar a fiscalização, como o aposentado Geraldo Gonçalves, 74, que entrou “rapidinho” para comprar um jornal na banca do mercado histórico.

“Tenho medo [do novo coronavírus], sim, mas a máscara incomoda muito, machuca e fica suando o rosto”, tenta justificar.

Geraldo tem medo do vírus, mas driblou fiscalização do Mercadão e entrou sem máscara (Foto: Marcos Maluf)
Geraldo tem medo do vírus, mas driblou fiscalização do Mercadão e entrou sem máscara (Foto: Marcos Maluf)

A confeiteira Vany Ferreira, 56, entrou rápido na peixaria do Mercadão de máscara nas mãos. O certo é no rosto, cobrindo nariz e boca.

“Na rua não tenho o hábito de usar, só coloco quando entro no estabelecimento”, ressalta a confeiteira.

Por decreto, Vany está certa. A norma determina uso obrigatório do EPI apenas em locais fechados, sejam eles públicos ou privados. Ou seja, é permitido andar sem máscara em ruas, avenidas, praças, parques e demais espaços abertos.

Já no caso dos estabelecimentos particulares, estão na alçada os comerciais, industriais e de serviços que mantenham atendimento ao público. Áreas comuns de condomínios, inclusive elevadores de prédios residenciais e comerciais, também.

O EPI não será exigido durante o consumo de alimentos e bebidas em restaurantes, cafés, bares, praças de alimentação e similares.

No restaurante de Dori Edson Freitas, 50, que usava máscara ao buscar produtos no Mercadão nesta manhã, o cliente que chega sem o item ganha um.

Decreto municipal descreve que o fornecimento gratuito ou venda de máscaras é facultativa aos estabelecimentos particulares ou públicos.

Quem desobedecer a determinação pode ser penalizado com multa e até prisão por crimes de desobediência e contra a saúde pública. As punições serão aplicadas a partir de 1º de julho de 2020.

Máscara de proteção facial auxilia para evitar o contágio pelo novo coronavírus (Foto: Marcos Maluf)
Máscara de proteção facial auxilia para evitar o contágio pelo novo coronavírus (Foto: Marcos Maluf)


Confira a galeria de imagens:

  • Nas ruas, a maioria se precavê e leva EPI (Foto: Henrique Kawaminami)
  • Centro amanheceu com consumidores atentos ao uso da máscara (Foto: Marcos Maluf)
  • Em seu restaurante, Dori distribui máscaras aos clientes que não têm (Foto: Marcos Maluf)
  • Vany foi ao Mercadão com o EPI na mão, mas não usou (Foto: Marcos Maluf)
  • Para praticar exercícios ou ao ar livre, máscara ainda não é obrigatória (Foto: Henrique Kawaminami)
Nos siga no Google Notícias