ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Sem multa por enquanto, Estado publica decreto que obriga máscara em todo MS

O governo de Mato Grosso do Sul vai comprar 1,5 milhão de máscaras de tecido para distribuir

Ângela Kempfer | 19/06/2020 09:39
Pessoas caminham no Centro de Campo Grande, onde a obrigatoriedade passou a valer hoje. (Foto: Marcos Maluf)
Pessoas caminham no Centro de Campo Grande, onde a obrigatoriedade passou a valer hoje. (Foto: Marcos Maluf)

A partir da próxima segunda-feira, dia 22, o uso de máscaras em locais fechados passa a ser obrigatório em Mato Grosso do Sul. Assim como vários municípios vinham fazendo, o Governo do Estado publicou nesta sexta-feira (19) decreto que detalha a medida considerada fundamental no combate ao novo coronavírus.

O uso passa a ser cobrado dentro de órgãos, instituições e entidades públicas, estabelecimentos privados acessíveis ao público, além de meios de transporte coletivo intermunicipal e interestadual.

O decreto recomenda  a utilização de máscaras artesanais ou industriais, que devem manter boca e nariz cobertos.

Só estão liberadas do uso, crianças com menos de 4 anos, ou pessoas com transtorno do espectro autista, com deficiência intelectual, com deficiências sensoriais ou com quaisquer outras deficiências que as impeçam de fazer o uso adequado de máscara de proteção individual.

As empresas devem adotar medidas para restringir a entrada ou retirar de seus ambientes as pessoas que infringirem as regras, mas não é exigido que as máscaras sejam fornecidas pelos estabelecimentos ou órgãos públicos.

No entanto, todos devem afixar cartazes informativos sobre a obrigatoriedade e a forma adequada de uso de máscara de proteção individual.

Por enquanto, não haverá punições. Quem permitir o ingresso e a permanência de pessoas sem máscara nos ambientes sob suas responsabilidades receberão primeiro advertência. A Secretaria de Saúde ainda deve detalhar as punições, que podem ir de multa até perda do alvará de funcionamento, de acordo com o que prevê o Código Sanitário do Estado de Mato Grosso do Sul.

Distribuição - O governo de Mato Grosso do Sul vai comprar 1,5 milhão de máscaras de tecido para distribuir as pessoas em situação de vulnerabilidade social em todo o Estado. A aquisição vai custar R$ 3,1 milhões aos cofres estaduais, com o valor de R$ 2,10 a unidade.

As máscaras têm dupla camada de tecidos helanca e meia malha. Todas terão os brasões do Governo do Estado e da SES (Secretaria Estadual de Saúde).

Serão feitas 750 mil máscaras no tamanho M (16 cm de comprimento por 14 de largura e 6,5 de lateral) e 750 mil no tamanho G (21 cm de largura por 14,5 de largura e 8 de lateral).

Nos siga no Google Notícias