ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Uso de máscara será obrigatório em todas cidades do Estado a partir de segunda

Com número de casos em disparada, medida busca frear contaminação em massa pelo novo coronavírus

Jones Mário | 18/06/2020 11:08
Máscaras caseiras, feitas de pano, ajudam a barrar o contágio pelo vírus (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)
Máscaras caseiras, feitas de pano, ajudam a barrar o contágio pelo vírus (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

O secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov), Eduardo Riedel, adiantou que o uso de máscaras de proteção facial será obrigatório a partir da próxima segunda-feira (22). A medida será publicada em decreto e valerá para todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul.

Em transmissão ao vivo na manhã desta quinta-feira (18), Riedel revelou que a adoção da medida foi “fortemente indicada” pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) e grupo técnico à frente do enfrentamento à pandemia de novo coronavírus no Estado.

"O momento é de extrema cautela e preocupação, momento bastante delicado. Devemos tomar o devido cuidado e agir”, reforçou o titular da Segov.

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, lembrou que o governo estadual comprou 2 milhões de máscaras, que serão distribuídas nos municípios. A ação já começou entre as populações indígenas de Dourados, Aquidauana e Miranda.

As máscaras caseiras, feitas de tecido, ajudam a frear a contaminação pela covid-19. O secretário esclareceu que o decreto não prevê o uso (máscaras) para quem dirige. "Isto se trata de fake news, não existe esta medida em nosso decreto".

Riedel também explicou que a exigência (máscaras) será para locais públicos e estabelecimentos privados que tenham acesso ao público. "Se trata do mínimo que temos que exigir, mas é preciso também ter responsabilidade individual de cada um".

Sobre a fiscalização, o secretário adiantou que ficará a critério da vigilância e das forças de segurança do Estado. "Os próprios estabelecimentos só podem deixar os clientes entrarem se tiverem usando máscara".

Estados como São Paulo, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal já tomaram iniciativa semelhante anteriormente. O governo sul-mato-grossense estudava a medida há pouco mais de dois meses.

Em Campo Grande, o uso obrigatório de máscaras começa a valer nesta sexta-feira (19).

Mato Grosso do Sul hoje soma 4.274 casos confirmados de covid-19  - mais que o dobro do registrado há duas semanas (1.925). O total de mortes chegou a 39, quase o dobro da soma há 15 dias (20).

(Colaborou Leonardo Rocha)

Matéria com acréscimo de informação em 19/06 às 11h50

Nos siga no Google Notícias