ACOMPANHE-NOS    
JANEIRO, QUARTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Uso de máscara será obrigatório em todas cidades do Estado a partir de segunda

Com número de casos em disparada, medida busca frear contaminação em massa pelo novo coronavírus

Por Jones Mário | 18/06/2020 11:08
Máscaras caseiras, feitas de pano, ajudam a barrar o contágio pelo vírus (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)
Máscaras caseiras, feitas de pano, ajudam a barrar o contágio pelo vírus (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

O secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov), Eduardo Riedel, adiantou que o uso de máscaras de proteção facial será obrigatório a partir da próxima segunda-feira (22). A medida será publicada em decreto e valerá para todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul.

Em transmissão ao vivo na manhã desta quinta-feira (18), Riedel revelou que a adoção da medida foi “fortemente indicada” pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) e grupo técnico à frente do enfrentamento à pandemia de novo coronavírus no Estado.

"O momento é de extrema cautela e preocupação, momento bastante delicado. Devemos tomar o devido cuidado e agir”, reforçou o titular da Segov.

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, lembrou que o governo estadual comprou 2 milhões de máscaras, que serão distribuídas nos municípios. A ação já começou entre as populações indígenas de Dourados, Aquidauana e Miranda.

As máscaras caseiras, feitas de tecido, ajudam a frear a contaminação pela covid-19. O secretário esclareceu que o decreto não prevê o uso (máscaras) para quem dirige. "Isto se trata de fake news, não existe esta medida em nosso decreto".

Riedel também explicou que a exigência (máscaras) será para locais públicos e estabelecimentos privados que tenham acesso ao público. "Se trata do mínimo que temos que exigir, mas é preciso também ter responsabilidade individual de cada um".

Sobre a fiscalização, o secretário adiantou que ficará a critério da vigilância e das forças de segurança do Estado. "Os próprios estabelecimentos só podem deixar os clientes entrarem se tiverem usando máscara".

Estados como São Paulo, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal já tomaram iniciativa semelhante anteriormente. O governo sul-mato-grossense estudava a medida há pouco mais de dois meses.

Em Campo Grande, o uso obrigatório de máscaras começa a valer nesta sexta-feira (19).

Mato Grosso do Sul hoje soma 4.274 casos confirmados de covid-19  - mais que o dobro do registrado há duas semanas (1.925). O total de mortes chegou a 39, quase o dobro da soma há 15 dias (20).

(Colaborou Leonardo Rocha)

Matéria com acréscimo de informação em 19/06 às 11h50

Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário