ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Defeito em aparelho tira “Onda Verde” do ar na avenida Afonso Pena

Viviane Oliveira | 22/02/2012 19:35
O taxista lamenta que a Onda Verde não está funcionado. Para ele a sincronia é uma maravilha. (Foto: Marlon Ganassin)
O taxista lamenta que a Onda Verde não está funcionado. Para ele a sincronia é uma maravilha. (Foto: Marlon Ganassin)

Há pelo menos uma semana, não está funcionando a chamada Onda Verde, sistema que sincroniza os semáforos, na Avenida Afonso Pena, um dos principais corredores do trânsito em Campo Grande. O problema, conforme a Agetran, é o defeito em um aparelho que faz a sincronização dos semáforos.

Entre os motoristas, o fato de não pegar "caminho livre" com a Onda Verde está gerando reclamações. O taxista Valmiro Gomes de Oliveira, 65 anos, disse que até a semana passada a sincronia estava normal e que, com ela, o trânsito flui melhor.

"O cliente aprova e desgasta menos o carro. Quando está funcionando é uma maravilha. O problema é que têm motoristas que não sabem usar”, disse Valmiro que alguns atrapalham o trânsito porque não estão atentas as avenidas que tem o sistema implantado.

O diretor-presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Rudel Trindade, disse que um aparelho que faz a sincronização está com defeito. “Estamos com problema no cruzamento da 13 de maio e na altura da Casa da Indústria".

Segundo Rudel, há uma semana que o problema foi detectado por funcionários da Agetran e amanhã uma equipe técnica vai fazer os levantamentos dos equipamentos que estão com defeitos. Segundo ele, pode levar de 4 a 5 dias para voltar ao normal. Rudel explica que está época do ano por causa chuva, é comum aparecer problemas nos semáforos.

A Onda Verde funciona em 110 cruzamentos, conforme o diretor, até o final do ano a intenção é implantar a sincronização em 210 cruzamentos, incluindo uma central de controle para detectar defeitos, como este que ocorreu na Afonso Pena.

Rudel ressalta que já é possível perceber a desobstrução do fluxo, que resulta no fim do congestionamento. “Alguns motoristas ainda não ajustaram a velocidade de maneira que seja possível pegar os semáforos abertos, como por exemplo, por manter velocidade muita baixa ou por falta de atenção.

Para o mototaxista Valdecir Faria Rocha, 47 anos, a sincronização melhorou muito o trânsito, mas em alguns momentos não dão certo. “Eu não consegui entender ainda qual a velocidade ideal para conseguir pegar a Onda Verde”, questiona.

O diretor da Agetran explica que depende do fluxo de veículos, mas para ele o ideal é de 35 a 40 quilômetros. “Com a velocidade certa e atenção o trânsito flui bem”.

De acordo com ele, a sincronia funciona todos os dias. Apenas em horário de mais fluxo é ajustado a sincronia para uma melhor coordenação do trânsito.

Nos siga no Google Notícias