A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

15/01/2014 10:03

Delegado decide adotar "tolerância zero" contra os pichadores na Capital

Mariana Lopes
Aproximadamente 70 pessoas foram detidas pelo crime de pichação no ano passado (Foto: Marcos Ermínio)Aproximadamente 70 pessoas foram detidas pelo crime de pichação no ano passado (Foto: Marcos Ermínio)

Na tentativa de intimidar vândalos que costumam pichar prédios, monumentos e construções pelas ruas de Campo Grande, o delegado titular da 7ª Delegacia de Polícia, Valmir de Moura Fé, passou a adotar Tolerância Zero para o crime, que agora pode ser acarretada também a pena de formação de quadrilha.

Em 2013, foram aproximadamente 70 pessoas detidas pelo crime de pichação. A Polícia Militar registrou 26 ocorrências, das quais conseguiu flagrante de 19, sendo a maioria de adolescentes. Já a Guarda Municipal apreendeu 38 adolescentes e 13 maiores de idade.

Segundo o delegado, o primeiro passo para combater o crime é orientar a população a denunciar a ação de pichadores e registrar os casos nas delegacias. “Os boletins de ocorrências ajudam a polícia a identificar as regiões da cidade com maior índice de pichação”, destaca Moura Fé.

A partir dos dados dos boletins, a Polícia Civil irá buscar os endereços com maior número de denúncias e começar a traçar um perfil dos pichadores, inclusive das assinaturas deles.

De acordo com dados da Polícia, a região mais atacada de Campo Grande é área central e nas mediações da Orla Morena, entre os bairros Cabreúva e Planalto. Porém, segundo Moura Fé, no entorno do bairro Santo Amaro o número de ocorrências de pichações aumento no ano passado. “Vamos estancar isso”, garante o delegado.

A região mais atacada de Campo Grande é área central e nas mediações da Orla Morena (Foto: Marcos Ermínio)A região mais atacada de Campo Grande é área central e nas mediações da Orla Morena (Foto: Marcos Ermínio)

“Já temos bastantes informações e vamos atrás dos acusados, não vamos admitir pichações, que deixem a cidade suja, por isso é tolerância zero, e, se for o caso, enquadramos em formação de quadrilha”, ressalta o delegado Moura Fé.

Ainda conforme o titular da 7ª Delegacia, o serviço de reservado da Polícia Civil fez um levantamento do perfil dos pichadores e está monitorando a ação deles. Os casos serão encaminhados ao poder judiciário.

A pena pelo crime de pichação é de 3 meses a 1 ano de prisão, mas, segundo o delegado, geralmente os autores pagam com pena alternativa. Já o de formação de quadrilha varia de 1 a 3 anos.



Mohamad...o autor que pichou o muro da DP foi preso e condenado..
 
Valmir Moura Fé em 16/01/2014 16:09:36
É só a pm fazer uma linha mais dura revista nos adolescentes que frequentam a orla pra ver se os mesmos tem sprays ai apreendam e deem uma dura nesses meliantes, já ajudaria mto.
 
Douglas Cavalcante em 16/01/2014 00:33:14
ANITA, vc ta perdendo a melhor oportunidade da sua vida, que é a de ficar quieta! O que acontecia na antiguidade é chamada de PINTURA RUPESTRE, que era uma forma de comunicação entre os primatas! Oportunidade pra pixar?! Vc nao pode estar falando serio! Ja nao basta o tanto de "oportunidade" que o governo da com essas bolsas assistenciais? Tem que dar uma enxada na mao desses VAGABUNDOS! Trabalhar nao mata ninguém!
 
Ricardo Boretti em 15/01/2014 20:16:22
Aqui no Residencial Oiti estes vandalos picharam um ceinf novinho, rabiscaram todas as paredes, estes caras devem ser uns idiotas mesmo, que graça a nisso? falta de Borracha no lombo!
 
robson silva sabino em 15/01/2014 19:43:17
Não podemos permitir uns vândalos prejudicar a beleza da cidade e enorme prejuízo aos proprietários de imóveis. Vou enquadrar tudo na Formação de Quadrilha e multiplicar os procedimentos contra os autores. 30 casas pichadas: 30 crimes. Daí começa a complicar para eles, seja menores ou maiores. FONE DA 7º DP 3363-0111 ou 9987-9813 PLANTÃO (Delegado Moura Fé).
 
Valmir Moura Fé em 15/01/2014 18:10:09
Tem que fazer eles pintarem o local onde picharam e fichá-los. Só prender não vai limpar a cidade. Se caso eles não limparem a sujeira aí a polícia tem que prendê-los e só sair da prisão se alguém da família assumir que vai fazer a nova pintura do local pichado. Porque só as empresas, pessoas comuns ficam no prejuízo e as repartições públicas também.
 
Placida Barros em 15/01/2014 17:46:08
já estava na hora da policia toma uma iniciativa a vários anos a cidade vem sofrendo com isso e nada é tomado ao caso e a população acaba sofrendo com a ação deses marginais da noite deveria ter uma punição bem grande para os delinguentes que sujão as paredes de nossa cidade morena.
 
thiago gomes em 15/01/2014 15:37:05
Não sou a favor de pichação. Mas vejo que o Estado não dá oportunidade dos jovens desenvolverem suas capacidades artísticas e, quando surge oportunidade, reprime com violência. A polícia protege a propriedade em detrimento da dignidade. Pichações existem desde a pré-história. Por que o delegado não aplica a TOLERÂNCIA ZERO COM OS POLÍTICOS e os enquadra também por formação de quadrilha???
 
Anita Ramos em 15/01/2014 14:51:01
tem que punir mesmo esses v... que não tem o que fazer, colocar mesmos ordem para que a cidade fique mais limpa, piche o muro da casa deles e não o muro da casa dos outros, em vez de destruir o que é dos outros que custam muito para adiquirir seus bens, tem mesmo é que fazer eles limparem com a própia lingua e responsabilizar os pais que não dão a educação a estes vandalos, ficam pertubando a população, cadeia neles mesmo para respeitarem o que dos outros .
 
mirian rezende em 15/01/2014 14:37:09
NÃO FAZ MAIS QUE OBRIGAÇÃO, SENHOR GOVERNADOR, FOI ESCOLHIDO PELO POVO, PARA SER O PRESIDENTE DA ORGANIZAÇÃO DO NOSSO ESTADO, JUNTAMENTE COM A VOSSA EQUIPE, EXECUTIVO, É PARA EXECUTAR AS LEIS, E LEI É A VONTADE EMANA DE UM POVO, PUNIÇÃO AOS ERRADOS, E CORREÇÃO PARA O FUTURO, DEUS ABENÇOE.
 
PEDRO A BRAGA em 15/01/2014 14:17:35
concordo, vamos manter nossa cidade sempre limpa e verde.

SUGESTÃO:

Todas as latas de tintas e materiais afim, localizados, tem identificações do código de barras, é fácil saber em que loja e qual data/horário foi comprada, e pelas imagens das lojas identificar os compradores
 
jose mendes em 15/01/2014 13:31:22
Olha, este pessoal, conseguiu, em 1,5 ano, simplesmente destruir o visual da cidade. Sinceramente, como eu sou à favor da pena de morte, para mim, acho que deveria ser, no mínimo, 10 anos de detenção para um crime destes. Eu nunca quis ser policial, porque eu sou um pouco reativo e, portanto, acho que eu ia fazer que nem a PM de Campinas: "ia lavar a égua". Voltando ao assunto, como cidadão, eu sou a favor mesmo que a polícia comece a traçar programas de inteligência para estes crimes de rua. E que após a prisão, usem de todas as artimanhas para traumatizar o pichador vagabundo. Porque deveria estar estudando. E digo mais: se algum dia eu pegar um cara desse pichando meu imóvel, me aguarda que lá na frente, vai ter.
 
Fernando Giardino em 15/01/2014 13:29:22
O grupo de pichadores ficam reunidos em pistas de skate principalmente onde há muitos usuarios de drogas, sempre com uma muchila nas costa onde carregam os sprays,uma revista da policia em mochilas de jovens suspeitos dificultaria muito o 'trabalho' deles os pichadores.
 
Antonio Costa em 15/01/2014 12:36:42
Vou citar aqui onde fica a praia que se reunem potênciais pichadores: vão aonde estão as pistas de Skates, são jovens que andam sempre com uma muchilinha grudada nas costas e um boné na cabeça,onde carregam o instrumento do seu 'trabalho' as tintas sprays, se apolicia fizer sempre uma vistoria de rotina em suas mochilas suspeitas dará bastante trabalho a eles os pichadores.
 
Antonio Costa em 15/01/2014 12:33:22
Parabéns!!! ao Delegado, estava passando da hora de alguém de pulso firme tormar as rédias dessa palhaçada.
Concordo com os colegas leitores, punição severa para esse marmanjos e aos "DI MENORES".
Em Curitiba, a situação estava insustentável também, fizeram uma campanha intensiva contra a pichação, com direito a premiação para quem entregasse os delinquentes encontrados SUJANDO a cidade, esta funcionando muito bem até o momento.
TOLERÂNCIA ZERO a esses infelizes, desocupados...
 
Neyde de Oliveira em 15/01/2014 12:31:10
Porque não colocar esse pichadores para carpirem terrenos vazios, praças públicas etc, quero ver se vão ter coragem para executarem uma função destas (que é de coragem de executar por homens, mulheres e até crianças), aí não terão tempo para sairem à noite para executarem tal sujeira e falta de respeito com todos.
 
Juracy Ribeiro em 15/01/2014 12:15:43
Prender os pais? Vcs acham que esses delinquentes tem pai ou mãe, s tivessem não fariam isso, são filhos de chocadeiras e reprodutores. Pixaram meu muro mandei pintar pixaram novamente e ainda escreveram ' voltei ' se eu pegar não chamo a policia pq são menores, mas vou esfregar a cara desse FDP no muro até sangrar, e quero ver dai ele chamar a polícia
 
almir Calça em 15/01/2014 12:01:20
Quando esses pichadores forem flagrados pela polícia pichando muros de residências ou praças, tem que obrigar esses vândalos a pintar o local e deixar como estava. Caso aleguem que não têm condições de arrumar o que picharam, então levem-nos para limpar as escolas, com certeza diminuiria a ação desses vândalos.
 
Roni Borges em 15/01/2014 11:57:31
Coloque fiança maior e mais rigor na hora da venda, principalmente CASAS que VENDEM tintas e produtos spray de tintas para menores e/ ou adultos com nome endereço, telefones, se for patrimônio público deve ficar preso para aprender respeitar e valorizar nossa história. . .Bom Dia Campo Grande
 
Elayne Fontes em 15/01/2014 11:37:14
Esses vândalos estão detonando a cidade, pra todo lado que olhamos lá esta a porcaria deixada por esses...essa tal "tolerância zero" vai mudar em que qdo se trata de menor...fazem e acontece e nenhuma providencia e tomada, ate a agencia bancaria da júlio de castilho, Santander, ja fizeram a porcaria, e olha q faz pouco tempo q foi inaugurada...a justiça deveria estipular um valor e obrigar os pais a pagarem, talvez assim diminuiria essa onda de pichadores!!!
 
cris alves em 15/01/2014 11:36:01
Inclusive tem um numero para denuncia de pichação e seria viável a polícia informar à população, pois o muro da minha casa está pichado há anos e preciso pintar , mas corro o risco de picharem novamente.Não é justo a população ficar no prejuízo.
 
Joaquim Cunha em 15/01/2014 11:29:57
O muro desta delegacia estava pichado, será que já colocou as mãos nestes vagais?? o que esta faltando é baixar a borracha neste marginais.
 
Felipe ávalos em 15/01/2014 11:29:31
Os muros da propria 7 Dp estão todos pichados.
 
Mohamad Assad em 15/01/2014 11:21:11
Demorou demais! esses vândalos devem ser responsabilizados pelos seus atos!
Bando de desocupados... da uma inchada e um rastelo para eles e mandam limpar a cidade!
 
Etiene mendonça em 15/01/2014 11:19:56
é isso mesmo. o problema é pegar no ato o delinquente. façam uma armadilha, com um belo muro bem branquinho e câmeras por todo lado...
 
LUCIANO MARQUES em 15/01/2014 11:00:44
O problema maior está na falta do policiamento para coibir a ação destes vândalos!!!! Neste final de semana , comuniquei a polícia que no Palco da Orla tinham pichadores, mas, infelizmente tudo continua igual.....
 
Silmara Moraes Oliveira em 15/01/2014 10:54:15
Levando em conta que a maioria esmagadora é composta de menores de idade, e sabendo que menor não fica preso nem se matar alguem, como será a conduta da polícia após a apreensão? Vão chamar os pais para buscar os filhos? Vão prender os pais como responsáveis? Qual será a atitude do delegado para realmente intimidar a pichação em Campo Grande?
 
maximiliano nahas em 15/01/2014 10:37:45
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions