ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Desembargador dá dicas para evitar aumento de ações trabalhista na capital

Eduardo Penedo | 16/09/2014 23:48

Com o aumento de mais de 200% de ações trabalhistas nos últimos dois anos em Mato Grosso do Sul, o desembargador do TRT-MS(Tribunal Regional do Trabalho do Estado) Amaury R. Pinto Júnior irá fazer uma palestra para dar dicas e orientações de como evitar esse alto índice de ações. Essa ação faz parte da 27º Café Empresarial realizada pela ACICG(Associação Comercial e Industrial de Campo Grande) que será realizada na quinta-feira(18) às 7h30, na sede na entidade - situada na Rua XV de Novembro, 390. As inscrições podem ser feitas até o dia 17 pelo telefone 3312-5003, ou diretamente na ACICG e é gratuita.

A orientação é destinada a empreendedores, profissionais de departamento jurídico e representantes em cargos de chefia. “Vou fazer um alerta sobre o assunto mostrando situações concretas, explicando como proceder em casos de ações trabalhistas neste segmento, compartilhar a visão do juiz sobre o problema e dicas de como prevenir tais problemas no ambiente empresarial”, revela o desembargador.

Ainda de acordo com ele, as áreas mais vulneráveis a acidentes do trabalho que provocam ações trabalhistas são construção civil e setores de frigoríficos, ou açougues. Os acidentes de trajeto também estão incluídos. Já com relação às doenças ocupacionais, o maior índice é reflexo da L.E.R. (Lesões por Esforço Repetitivo), também chamada de D.O.R.T. (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho), uma síndrome que afeta o comércio e empresas onde os colaboradores trabalhem com digitação frequente, ou ainda, em linhas de montagem e de produção. Tendinite, tenossinovite, bursite, epicondilite, mialgias, entre outras doenças fazem parte do distúrbio. Elas prejudicam os músculos, nervos e tendões dos membros superiores provocando dor e inflamação.

Em âmbito nacional, o último anuário divulgado pelo Ministério da Previdência Social mostra outro aspecto de afastamentos: os acidentes de trabalho. Apesar de também revelar aumentos de casos, a intensidade é menor à quantidade de ações trabalhistas contra empresas do Mato Grosso do Sul. Em 2011 foram notificados 711.164 acidentes laborais, enquanto que em 2010 foram con¬ta¬bilizados 709.474 registros no ambiente de trabalho.
Os acidentes de trajeto foram responsáveis por grande parte deste crescimento, respondendo por 14% dos acidentes notificados. O relatório demonstra que os agravos ocorridos durante o deslocamento dos trabalhadores, seja no trajeto à residência, quanto ao local de refeição, apresentaram um aumento de 5,1% em comparação aos episódios registrados em 2010.

Diante de dados que revelam o crescimento doenças ocupacionais e acidentes do trabalho, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande, João Carlos Polidoro reforça a necessidade de que o empresário se informe sobre o assunto. “É importante que ele pense em medidas que garantam segurança ao seu funcionário, mas também deve estar atento à legislação para que possa fazer investimentos corretos na empresa. O evento vai esclarecer dúvidas e alertar os erros cometidos pela classe. Participando, o empreendedor vai aprender a evitar irregularidades no seu negócio”, reforçou Polidoro.

Nos siga no Google Notícias