ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Destruído por vândalos, monumento Carro de Boi nunca passou por restauração

Moradores acreditam que a falta de segurança na região foi o facilitador da depredação

Laiane Paixão | 07/10/2020 14:34
Monumento nunca passou por restauração (Foto: Marcos Maluf)
Monumento nunca passou por restauração (Foto: Marcos Maluf)

Já faz 24 anos que a obra foi instalada na Praça Nelly Martins e desde então ela vem sofrendo desgaste com o tempo e principalmente vandalismo. O Monumento aos Pioneiros, popularmente conhecido como Carro de Boi, fica na esquina das Avenidas Ernesto Giesel e Fernando Corrêa da Costa. É impossível passar por lá e não ver o imenso painel com várias peças faltando.

Moradores da região reclamam que o local está abandonado pelo poder público. O jornalista Heber Benjamim, de 55 anos, vive na vizinhança há 30 anos diz que a depredação é consequência da falta de segurança na região.

“Se tivesse a guarda municipal regularmente aqui, talvez tivesse amenizado. Claro que existe a mentalidade da própria população, as pessoas destruírem o patrimônio público”, avalia o morador.

A praça é bem cuidada pelos vizinhos, mas o monumento nunca foi restaurado e para Gabriel Espíndola (31), a ação seria em vão. “Não adianta arrumarem o monumento que vira e mexe vem alguém e destrói, eu não sei por que, mas sempre tem alguém vandalizando”, afirma o vendedor.

Em nota a Prefeitura de Campo Grande confirmou que o local nunca foi restaurado. “Sempre houve manutenção e limpeza, mas não restauro”, esclarece. A Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo) informou também que foi realizada uma reunião com a artista plástica idealizadora Neide Ono para recompor a obra.

“Já temos o orçamento para o restauro, estamos tentando algumas parcerias para esse pagamento”, pontuou a secretaria, que não divulgou o valor do projeto.

Monumento aos Pioneiros antes da depredação com todas as peças. Foto: (Divulgação/ Sectur)
Monumento aos Pioneiros antes da depredação com todas as peças. Foto: (Divulgação/ Sectur)

A artista Neide Ono, de 71 anos, não divulgou uma data exata para a restauração, até porque depende da liberação da verba, mas conta que algumas coisas serão diferentes do projeto inicial. “Vamos reaproveitar tudo que for possível, só que agora a obra do carro de boi será apenas de um lado do painel e teremos que mexer na jardinagem na base dele para impedir que as pessoas subam e estraguem”, explica.

O monumento aos Pioneiros, foi inaugurado em 1996 e marca o inicio da ocupação urbana em Campo Grande. Confira um pouco da história e a situação da obra no momento:




Nos siga no Google Notícias