ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Detran credencia Fapec para aplicar provas de obtenção da CNH

Credenciamento é provisório e poderá ser revogado pelo Detran, desde que comunicado com antecedência mínima de 30 dias

Danielle Valentim | 02/04/2018 10:05
Sede do Detran-MS, em Campo Grande. (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo).
Sede do Detran-MS, em Campo Grande. (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo).

O Detran (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) credenciou provisoriamente a Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura), conhecida no Estado por organização de provas de concursos, para aplicar os exames teóricos e técnicos na forma escrita e on-line, da 1ª CNH (Carteira Nacional de Habilitação), renovação, reciclagem e à reabilitação de condutor. Os trabalhos devem durar um ano e ocorrerão na Capital e no interior.

Conforme a publicação, o Detran considerou o artigo 148 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), combinado com as disposições da Resolução n. 358/10, do Contran (Conselho Nacional de Trânsito)- CONTRAN, que permite o credenciamento de entidade pública, além da necessidade de melhorar a aplicação dessas provas.

O documento ressalta que Fapec vinculada à UFMS (Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) conta com recursos humanos e materiais próprios e suas atividades abrangem todo o Estado. Ao contrário do Detran, que possui estrutura física e de recursos humanos para a aplicação de provas, deficitária, principalmente no interior do Estado.

A aplicação dos exames, por parte da Fapec, obedecerá às Legislação de Trânsito e orientações determinadas pela presidência do Detran e Diretoria de Habilitação – DIRHAB.

Provisório - O credenciamento será provisório e terá a vigência no período de 14 de março de 2018 a 13 de março de 2019. A assinatura poderá ser revogada pelo Detran, desde que comunicado com antecedência mínima de 30 dias, não gerando direito a indenização.

O que o Detran fará? O Detran continuará utilizando o banco de questões existente para a elaboração dos cadernos, gerando as questões e definindo a composição do caderno de questões por meio do Diret (Diretoria de Educação). Além disso, o departamento realizará eletronicamente as correções dos exames, divulgando os resultados em, no máximo, 24h após a aplicação, e no interior em, no máximo, 04 (quatro) dias úteis, após a aplicação dos exames.

E a Fapec ? Ficará responsável por aplicar os exames na Capital e interior, teóricos e online, conforme roteiro e cronograma definidos pela Dirha, do Detran, além de fornecer ao Detran, no mínimo, 100 questões a cada trimestre para alimentação e renovação do banco de questões, sendo 20 para o banco dos exames de reciclagem do condutor infrator; 20 para o banco de exames de renovação da CNH e 60 para o banco de questões da primeira habilitação.

A Fundação também será responsável por imprimir os cadernos de questões e os cartões respostas, embalando-os e lacrando-os individualmente, conforme o agendamento de cada município, resguardando a segurança e sigilo ao processo de aplicação dos exames.

Além de acolher sugestões e orientações da Dirhab, a Fapec terá de disponibilizar profissionais habilitados em Libras, para atendimento dos candidatos com deficiência auditiva, e a gravação dos vídeos da aplicação dos exames teóricos, até o mês subseqüente à realização do exame.

Também farão parte da operacionalização das atividades disponibilização, pela Fapec, de equipe técnica na área de informática, equipamentos necessários para impressão e correção eletrônica das provas, salas de aulas adequadas para aplicação dos exames, RH, capacitados e treinados, ao apoio interno e equipe de aplicadores dos exames na capital e nos demais município, sendo, no mínimo, um aplicador por sala.

Quanto custará? O Detran repassará mensalmente à Fapec o montante equivalente ao número de inscrições ocorridas no mês para a realização dos exames, multiplicado pelo valor unitário cobrado pelo Detran, diretamente dos candidatos, descontados 25% do valor da cada guia 3047, que serão retidos pelo Detran.

A Diretoria de Habilitação deve estabelecer o Plano de Trabalho, os roteiros e os cronogramas de execução das atividades a serem cumpridas pela Fapec.

Nos siga no Google Notícias