ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Resolução que impõe prova para renovar CNH gera chiadeira nas ruas

Nas ruas e autoescolas, as alterações não foram bem recebidas, já que deve impactar no grau de dificuldade do processo e nos valores

Danielle Valentim | 16/03/2018 15:00
Além de novas habilitações, mudanças atingem a renovação e adição de categoria. (Foto:Paulo Francis)
Além de novas habilitações, mudanças atingem a renovação e adição de categoria. (Foto:Paulo Francis)

Para encarar a nova resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que traz mudanças significativas no processo de formação de condutores de veículos automotores, a opinião nas ruas é só uma:“Ninguém tem tempo ou dinheiro sobrando para tudo isso”. Uma das mudanças passa a exigir curso e prova teórica para renovação do documento, a cada cinco anos.

O Detran (Departamento Nacional de Trânsito) ainda analisa o texto, mas nas ruas e nos Centros de Formação de Condutores da Capital, mais conhecidos como autoescolas, as alterações não foram bem recebidas, já que deve impactar no grau de dificuldade do processo e no valor para novos e antigos motoristas.

O taxista Carlos Roberto Oliveira, de 50 anos, trabalha nas ruas de Campo Grande há 20 anos. Contra a nova regulamentação, o motorista de profissão, reclama do gasto. “Eu acho muito errado, sou totalmente contra qualquer nova mudança. É mais um custo. Eu como trabalho de forma remunerada ainda tenho de pagar o psicotécnico”, disse.

O motociclista Lucas Soares, de 24 anos, é recém-habilitado, cerca de um ano, e como “motorista fresquinho” nas ruas, ainda traz na lembrança os gastos e a dificuldade. “Já é difícil conseguir passar e pagar. Eu, por exemplo, gastei R$ 1,7 mil no processo. Com mais alteração, quando for renovar a carteira terei de pagar de novo?”, desabafou.

A resolução 726/18 foi publicada no dia 8 de março e regulamenta o “processo de formação, habilitação, adição de categoria, cursos especializados, de atualização, de aperfeiçoamento, prevenção e reciclagem de condutor de veículo automotor e elétrico, os procedimentos dos exames, cursos e avaliações para a autorização, habilitação, renovação, adição de categoria e a emissão de documentos de habilitação”.

O estudante de pedagogia Thiago Souza, de 25 anos, fez a primeira CNH em 2011 e já precisou realizar a renovação. “Muitas pessoas não vão ter esse dinheiro para os acréscimos ou tempo para voltar ao curso. Eu acredito que as mudanças podem fazer com que tenha ainda mais CNHs vencidas. Na minha opinião, ninguém tem tempo nem dinheiro sobrando. Eu trabalho o dia todo e estudo a noite, que hora eu faria essas aulas para conseguir renovar meu documento? acho uma falta de respeito”, finalizou.

Por meio de nota, o Detran revelou que “a diretoria está fazendo a análise de cada artigo da resolução”. O órgão deve se manifestar sobre na próxima semana.

Nos siga no Google Notícias