ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Detran fica sem ar-condicionado e servidora vai até parar no hospital

As janelas ficam abertas à espera de que a brisa siga o exemplo dos pernilongos e resolva entrar

Aline dos Santos | 10/03/2017 12:31
No bloco 5 do Detran, sala com janelas abertas e dois ventiladores. (Foto: Marcos Ermínio)
No bloco 5 do Detran, sala com janelas abertas e dois ventiladores. (Foto: Marcos Ermínio)

Ventilador, climatizador, papel ou o abanar da mão: tudo que possa produzir vento é usado por quem trabalha ou busca atendimento na sede do Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito) em Campo Grande.

O sistema de ar-condicionado central, instalado em 2016, quebrou e nesta sexta-feira (dia 10) teve até servidor que foi parar no hospital. Pelos blocos, as janelas ficam abertas à espera de que a brisa siga o exemplo dos pernilongos e resolva entrar nas salas. O problema acontece na semana em que a Capital enfrenta uma onda de calor, com máxima de 33ºC.

Funcionária do órgão há mais de três décadas, Sueli Márcia Costa, 58 anos, conta que passou mal e foi para o Prontomed, na Santa Casa. “A pressão subiu muito e estou aqui no hospital, tomando soro e remédio” diz.

Pelos blocos, os funcionários recorrem principalmente a ventiladores e trocaram o uniforme por camisetas e blusas de alças. O expediente vai das 7h30 às 13h30, com a situação mais crítica por volta das 12h, quando o calor recrudesce. O relato é de pessoas passando mal e sofrendo desmaios.

Praticamente a metade dos 20 blocos está sem ar-condicionado e 441 pessoas trabalham na sede do departamento em Campo Grande. O órgão não tem estatística de atendimentos diário ao público.

Conforme a assessoria de imprensa do Detran, o problema atinge dos blocos 1 ao 9. Nos blocos 6 e 7 algumas salas, como a do sistema do servidor, têm ar-condicionado que funciona de forma independente do sistema central.

Até o ano passado, cada sala tinha ar-condicionado independente. Agora, a maioria dos aparelhos é ligado à central. De acordo com a assessoria, estragou o compressor e vazou gás. Será feito um processo licitatório emergencial. Se não tiver recursos, a expectativa é que a contratação da empresa para conserto seja feita ainda hoje.

Mas não há previsão de quando o sistema central vai ser consertado. Os funcionários relatam que os aparelhos apresentavam problemas há um mês, com paradas no funcionamento. A assessoria informa que a oscilação começou na segunda-feira (dia 6). O processo emergencial é feito pela Secretaria de Administração.

Funcionária recorre a leque de papel contra o calor. (Foto: Marcos Ermínio)
Funcionária recorre a leque de papel contra o calor. (Foto: Marcos Ermínio)
Defeito em central deixa ar-condicionado sem utilidade nas salas (Foto: Marcos Ermínio)
Defeito em central deixa ar-condicionado sem utilidade nas salas (Foto: Marcos Ermínio)
Nos siga no Google Notícias