ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Dia de eleição termina com 24 prisões e 94 urnas quebradas em MS

Luana Rodrigues e Richelieu de Carlo | 02/10/2016 18:55

O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) registrou 30 ocorrências de crime eleitoral durante todo o domingo de votação em Mato Grosso do Sul. Ao todo, 24 pessoas, entre candidatos e eleitores, foram presas praticando crimes como boca de urna, transporte irregular, compra de votos, além de selfies na hora da votação. Além das prisões, o TRE também registrou que 94 urnas apresentaram defeito e 44 precisaram ser substituídas no momento da votação.

Conforme o TRE, entre os presos estão nove candidatos. Já entre os eleitores, quinze foram presos em sete cidades do Estado, mais a Capital. As prisões ocorreram em Itaporã, Coxim, Douradina, Guia Lopes da Laguna, Miranda, Aparecida do Taboado, Amambai, Rio Verde, Taquarussu, Mundo Novo, Jardim, Chapadão do Sul, Sete Quedas e Campo Grande.

Um dos casos da Capital trata-se de um fiscal da coligação Nossa Força é a Nossa Gente, encabeçada por Alcides Bernal (PP), detido pela manhã na EscolaEstadual Professora Célia Maria Naglis.

Ele teria se negado a permanecer dentro da seção eleitoral, procedimento necessário nestes casos, e ficou do lado de fora conferindo os títulos dos eleitores. Além disso, teria ignorado tentativas feitas pela chefia da seção para que permanecesse dentro do recinto e insistiu em continuar fazendo a espécie de ‘checagem’ dos documentos, prática que é proibida.

Outro flagrante foi na Escola Estadual Professora Ada Teixeira dos Santos Pereira, no Jardim Campo Belo. Um eleitor foi preso por volta das 11h, fazendo um selfie no momento que votava.

Durante a manhã, quatro candidatos a vereador haviam sido presos, sendo um em Coxim, dois em Itaporã e um em Guia Lopes da Laguna. Nas últimas duas horas, mais quatro pessoas foram presas segundo informações do TRE.

Em Mundo Novo um eleitor foi preso por boca de urna e em Taquarussu, um mesário de sessão também foi preso por tentar incentivar eleitores a votar em um determinado candidato. Em Coxim, o candidato a vereador Odes da Silva (PP) foi preso nesta tarde por transporte ilegal de eleitores.

Além das prisões, a Polícia Federal registrou sete termos circunstanciados em Mato Grosso do Sul, por boca de urna, selfie, transporte irregular e compra de votos.

Urnas - Ainda de acordo com o TRE, 94 urnas apresentaram defeito durante a votação neste domingo, segundo balanço. Destas, 44 tiveram que ser substituídas pelo órgão. Nestas eleições, são utilizadas 5.669 urnas em Mato Grosso do Sul.

Em Campo Grande, 18 urnas apresentaram problemas e nove tiveram que ser trocadas. A Justiça Eleitoral não informou em quais seções estavam esses aparelhos.

Nos siga no Google Notícias