ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Dom Dimas Lara Barbosa assume arquidiocese em Campo Grande

Fabiano Arruda | 04/05/2011 08:33

Barbosa é secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos. (Foto: CNBB)
Barbosa é secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos. (Foto: CNBB)

O bispo Dom Dimas Lara Barbosa, de 55 anos, secretário-geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), assume nesta quarta-feira a arquidiocese de Campo Grande no lugar do arcebispo Dom Vitório Pavanello.

Em comunicado publicado no site de arquidiocese da Capital, Pavanello comunica que seu desligamento ocorre a partir das 6 horas de hoje.

“O Santo Padre o Papa Bento XVI acolheu o meu pedido de renúncia ao governo desta amada Arquidiocese, por ter chegado à idade de 75 anos”, diz Dom Vitório num trecho da nota.

Com a nomeação, Pavanello informa que ficará à frente da arquidiocese como administrador apostólico até a posse de Dom Dimas, ainda sem data definida.

“Rezemos muito por ele, para que se prepare bem em vir viver entre nós e seja muito feliz no governo desta Arquidiocese”, pede.

Sobre o sucessor, Pavanello o define como alegre e simples. “Ele poderá levar em frente os trabalhos pastorais elaborados pela Arquidiocese e, lhes asseguro, bem melhor do que eu, pela experiência pastoral e por ser jovem dinâmico e amigo do povo”, complementa.

Dom Vitório mostra gratidão aos “colaboradores nas tarefas pastorais e evangelizadora, sobretudo aos meus irmãos presbíteros, de quem muito recebi apoio, amor e carinho”.

Histórico - Dom Vitório Pavanello ficou três anos na Diorcese de Corumbá e por 25 anos e três meses o ministério na Arquidiocese de Campo Grande.

Dom Vitório Pavanello entrou em 27 de fevereiro de 1949 no Seminário de Ascurra, em Santa Catarina.

Bacharel em Letras Anglo-Germânicas, estudou Filosofia na Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras, em Lorena entre 1957 e 1959 e, depois, Teologia no Instituto Teológico Pio XI, em São Paulo, entre 1963 e 1966.

Foi ordenado padre em 31 de julho de 1966, na cidade de São Paulo. Em 31 de janeiro de 1982, foi sagrado bispo de Corumbá, sendo consagrado pelo arcebispo Dom Antônio Barbosa.

Em 26 de novembro de 1984, foi nomeado arcebispo-coadjutor de Campo Grande, sendo que em 12 de dezembro de 1986, assume a arquidiocese da Capital, após a renúncia de Dom Antônio Barbosa. Completou 75 anos no dia 20 de janeiro deste ano.

Nos siga no Google Notícias