ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Arcebispo de Campo Grande Dom Vitório pede aposentadoria ao Papa

Ítalo Milhomem | 13/03/2011 18:01
Dom Vitório espera aval de Papa Bento XVI para se aposentar. (Foto: Ítalo Milhomem)
Dom Vitório espera aval de Papa Bento XVI para se aposentar. (Foto: Ítalo Milhomem)

O arcebispo da Arquidiocese de Campo Grande, Dom Vitório Pavanello, revelou durante a missa de lançamento da Campanha da Fraternidade deste ano, que pediu a aposentadoria ao Papa Bento XVI este ano, e que aguarda a decisão papal agora.

Segundo Dom Vitório, ao completar 75 anos de idade pela lei canônica, que é a lei que rege a Igreja Católica, o bispo tem que renunciar ao cargo. Pavanello completou essa idade em 20 de janeiro deste ano.

Com a aposentadoria quase confirmada, o ainda arcebispo de Campo Grande confessa que permanecer na cidade trabalhando com serviços de aconselhamentos aos católicos, mas tudo ainda dependerá de ordens superiores.

Dom Vitório comentou a respeito de seu trabalho aos longos de 26 anos como arcebispo, ressaltando a quaduplicação do número de paróquias na Capital e em outras cidades do interior, que também fazem parte da Arquidiocese de Campo Grande.

Ele também lembrou das questões sociais que igreja católica se engajou como o apoio a criação de escolas indígenas bilíngües para os índios sul-mato-grossenses pudessem manter sua cultura e a implementação de projetos que os garantissem acesso ao ensino superior, como hoje acontece por meio da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco).

Segundo ele, após o aceite do Papa Bento XVI, o processo transitório para sua sucessão acontecerá em até um ano e meio.

Um dos integrantes cogitados para sua sucessão no meio católico é o Dom Eduardo Pinheiro da Silva, bispo auxiliar da Arquidiocese de Campo Grande, mas a escolha dependerá da instância superior da igreja.

Vida - Dom Vitório Pavanello é o sexto dos nove filhos do casal Luiz e Filomena Pavanello. Em 27 de fevereiro de 1949, dá entrada no Seminário de Ascurra, em Santa Catarina.

Pavanello é bacharel em letras Anglo-Germânicas, estudou Filosofia na Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras, em Lorena entre 1957 e 1959 e, depois, Teologia no Instituto Teológico Pio XI, em São Paulo, entre 1963 e 1966.

Foi ordenado padre em 31 de julho de 1966, na cidade de São Paulo.

Em 31 de janeiro de 1982, foi sagrado bispo de Corumbá, sendo consagrado pelo arcebispo Dom Antônio Barbosa.

Em 26 de novembro de 1984, foi nomeado arcebispo-coadjutor de Campo Grande, sendo que em 12 de dezembro de 1986, assume a arquidiocese de Campo Grande, após a renúncia de Dom Antônio Barbosa.

Foi também Presidente do Regional Extremo-Oeste (1983-1988), Delegado da Conferência de Santo Domingo e Delegado à assembleia especial do Sínodo dos Bispos para a América por nomeação do Papa João Paulo II (1997).

Nos siga no Google Notícias