Dupla acusada de estrangular colega de cela é absolvida por homicídio
Porém, os dois foram condenados por associação criminosa; penas serão cumpridas em regime aberto
A Justiça de Mato Grosso do Sul absolveu Diogo Guilherme Firmino, de 25 anos, e Leonardo Pereira Rocha pelo homicídio de Elizeu Ribeiro de Jesus, crime ocorrido em outubro de 2018. Em julgamento, nesta sexta-feira (12), o Conselho de Sentença livrou a dupla do crime, mas condenou os réus por associação criminosa.
De acordo com a denúncia, Diogo e Leonardo integravam o PCC (Primeiro Comando da Capital). No dia da morte de Elizeu, os três eram colegas de cela no Presídio de Trânsito, localizado no Complexo Penitenciário, que fica no Jardim Noroeste, em Campo Grande.
A vítima, que morreu estrangulada, teria se desentendido com Diogo, que teria reagido. À Justiça, ambos negaram participação no crime ou mesmo serem integrantes de facção criminosa, porém, sentença proferida pelo juiz o juiz Aluízio Pereira dos Santos, da 2ª Vara do Tribunal do Júri, condenou a dupla por associação criminosa.
Diogo foi condenado a 3 anos, 6 meses e 20 dias multa em regime semiaberto. Mas, por estar preso desde o dia do crime, a pena progrediu para o regime aberto. Já Leonardo foi condenado a 3 anos e 10 dias multa, em regime aberto, devido a não haver antecedentes.