ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Eleições dos Conselhos Tutelares têm 56 locais de votação neste fim de semana

A votação será em urnas eletrônicas e ocorrerá em 1º de outubro, de forma unificada, em todo Brasil

Por Lucia Morel | 25/09/2023 15:49
TRE vai ceder urnas eletrônicas, pois última eleição foi com cédula de papel. (Foto: Marina Pacheco/Arquivo)
TRE vai ceder urnas eletrônicas, pois última eleição foi com cédula de papel. (Foto: Marina Pacheco/Arquivo)

Com 56 locais de votação, ocorre neste final de semana as eleições para os Conselhos Tutelares de Campo Grande. São cinco conselhos localizados em cinco diferentes regiões da cidade. Com 898 mil habitantes, a Capital deveria ter oito conselhos tutelares, conforme resolução do Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente), que recomenda um a cada 100 mil habitantes.

A Justiça Eleitoral presta apoio para o pleito, que até 2019 era feito com cédulas de papel. Desta vez, a votação será em urnas eletrônicas e ocorrerá em 1º de outubro, de forma unificada, em todo território nacional.

Os 56 locais de votação são escolas da rede pública e respeitando-se a zona de cada eleitor. São 13 polos para votar aos eleitores da 8ª Zona Eleitoral; nove para os da 35ª Zona; sete aos da 36ª; seis para os da 44ª Zona Eleitoral; 12 para os da 53ª; e por fim, nove aos eleitores da 54ª.

A lista completa dos locais de votação pode ser conferida aqui.

A mesma resolução do Conanda que estabelece a quantidade adequada de conselhos por habitante, também define que a responsabilidade pela publicidade e divulgação das eleições é do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente). Mas nas últimas semanas, essa responsabilidade ficou a desejar, já que o pleito na verdade parece ter ficado escondido e fechado a um reduto político-religioso.

O artigo 10 da resolução 231 de 2022 determina que cabe ao CMDCA “conferir ampla publicidade ao processo de escolha dos membros para o Conselho Tutelar, mediante publicação de Edital de Convocação do pleito no diário oficial do Município, do Distrito Federal, ou meio equivalente, afixação em locais de amplo acesso ao público, chamadas na rádio, jornais, publicações em redes sociais e outros meios de divulgação”.

Aqui em Campo Grande, nem mesmo o site de notícias da prefeitura fez qualquer matéria sobre as eleições e as únicas referentes ao assunto são do pleito de 2019. No dia 15 de setembro, o conselho fez uma coletiva de imprensa, onde apresentou os locais de votação e informou que intensificou as ações e parcerias com as escolas da Capital para aumentar a participação dos pais na escolha dos novos conselheiros.

Candidatos - São 113 candidatos aos cinco conselhos tutelares de Campo Grande, sendo que pelas regras, cinco assumem cada um deles, ou seja, após o resultado das eleições, 25 novos conselheiros assumirão tais entidades. Os demais candidatos ficarão como suplentes.

Apesar de haver aqui a relação de candidatos, não se sabe quem são os de cada região onde os conselhos estão instalados.

Os conselheiros eleitos tomam posse em 10 de janeiro de 2024 com mandato válido até 2027.

Veja nesta página mais detalhes das eleições para os Conselhos Tutelares de Campo Grande.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias