ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Em 1 ano, Capital triplica vagas de UTI, mas ainda há 102 sem leitos

Somente entre esta semana segunda-feira, serão 30 novos leitos, mas aumento não está dando conta da demanda

Lucia Morel | 18/06/2021 15:10
Paciente internado com covid-19 em hospital do Estado (Foto: Reprodução)
Paciente internado com covid-19 em hospital do Estado (Foto: Reprodução)

A ampliação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em Campo Grande não tem dado conta da demanda de infectados por covid-19. Nesta semana foram implantados dez e mais 20 devem estar prontos para uso até dia 21 de junho. No entanto, ainda há 102 pacientes na fila aguardando atendimento intensivo, sendo 82 apenas da Capital. Em todo Estado, são 122 em espera.

Os próximos 20 leitos estão sendo implantados na Clínica Campo Grande e no Hospital El Kadri, com 10 em cada um. Outros dez já entraram em operação no Hospital do Pênfigo, onde mais seus vagas clínicas também já estão funcionando.

Para se ter uma ideia do grave avanço da covid-19 em Campo Grande e região, em reunião ontem, a promotora de Justiça, Filomena Aparecida Depólito Fluminhan, lembrou que a Capital tinha 116 leitos de UTI para atender pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) até o ano passado. Neste ano, até dia 21, já serão 347 – o que representa aumento de 199% ou três vezes mais.

“Porém, se a população não aderir às medidas de distanciamento social e cumprir as regras de biossegurança, infelizmente ainda não serão suficientes para atender à demanda por leitos de UTI”, alertou.

A ampliação de leitos é uma demanda frequente do Ministério Público de Mato Grosso do Sul e do município, e em reunião ontem à tarde, foi informado o aumento de vagas em 30, até a próxima segunda-feira.

Filomena ressaltou ainda que a situação é grave, com necessidade de envio de pacientes para outros estados, já que as ampliações não têm sido suficientes.

Nos siga no Google Notícias