ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Justiça rejeita ação de estudante contra decreto municipal sobre restrições

Magistrado entendeu que proposição foi inadequada, indeferiu petição inicial e declarou ação extinta

Gabriela Couto | 18/06/2021 11:59
Medidas de restrições para conter a pandemia da covid-19 na Capital continuam com as regras do decreto municipal (Foto: Gabriel Marchesi)
Medidas de restrições para conter a pandemia da covid-19 na Capital continuam com as regras do decreto municipal (Foto: Gabriel Marchesi)

O juiz da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, David de Oliveira Gomes Filho, extinguiu a ação da estudante Amanda Sousa Silva, 21 anos, que tentou na Justiça validar o decreto do governo do Estado com as regras do programa Prosseguir.

Representada pelo advogado Carlos Henrique dos Santos Justina, a jovem ingressou com o pedido alegando entender conflito normativo entre um e outro decreto. Nesses casos, conforme justificado na própria ação, “deve prevalecer a norma mais protetiva/restritiva, de modo a privilegiar as recomendações sanitárias e médicas, visando a proteção da saúde pública e os direitos fundamentais à vida e à saúde.”

Mas para o magistrado, a via eleita é inadequada. “A ação popular foi proposta sob o fundamento jurídico de afronta à moralidade administrativa, mas os argumentos lançados na peça inicial retratam uma divergência técnica entre as duas esferas do Poder Executivo (Estadual e Municipal)”, justificou David de Oliveira.

O juiz ainda disse que além de inadequada, havia falta de interesse processual à autora da ação, “pois está ausente a necessidade da medida, já que existente uma ação direta de inconstitucionalidade proposta para dirimir a mesma questão”. A decisão de extinguir a ação foi informada ao Ministério Público Estadual.

Nos siga no Google Notícias