ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, SÁBADO  22    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Em Campo Grande, comércio ficará fechado no Dia do Trabalhador

No interior, o empresário que quiser abrir as portas deve entrar em contato com o sindicato

Por Fernanda Palheta | 26/04/2024 12:05
Consumidores no Centro de Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)
Consumidores no Centro de Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)

No feriado do Dia do Trabalhador, comemorado em 1° de maio, o comércio de Campo Grande estará fechado. A proibição está prevista na Lei Complementar 81 de 3 de janeiro de 2006 e pela Convenção Coletiva de Trabalho firmada entre os sindicatos patronal e laboral.

Segundo o gerente de relações sindicais da Fecomércio MS, Fernando Camillo, a legislação estabelece todos os feriados em que o comércio não pode abrir as portas. "Como o de Finados, Natal, Ano Novo e a Sexta-Feira Santa", explica. "Quem descumprir pode sofrer multas".

No interior, o empresário que quiser abrir as portas deve entrar em contato com o sindicato local e verificar as convenções de cada região. Em Três Lagoas, cidade a 335 quilômetros de Campo Grande, os comerciantes poderão abrir as portas.

"Não há lei que os impeça e os sindicatos entraram em acordo quanto ao trabalho nos feriados. Por lá, o empresário que quiser abrir suas portas deve protocolar um requerimento junto ao Sindivarejo de Três Lagoas e deverá pagar, no mês subsequente, a título de gratificação indenizatória, o valor de R$ 100,00 a cada funcionário, valor este ao qual não incidirá encargos", explica Camillo.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias