ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Em cirurgia inédita em MS, dedo indicador vira polegar na mão de criança

O procedimento vai permitir que o garotinho faça o movimento de pinça, essencial para pegar e segurar objetos, além de escrever

Anahi Zurutuza | 14/01/2020 10:23
Mãozinha do menino ainda durante o procedimento cirúrgico (Foto: Santa Casa/Divulgação)
Mãozinha do menino ainda durante o procedimento cirúrgico (Foto: Santa Casa/Divulgação)

Em cirurgia realizada pela primeira vez em Mato Grosso do Sul, um paciente de 4 anos teve o dedo indicador transformado em polegar. O procedimento, chamado de policização do indicador, vai permitir que o garotinho faça o movimento de pinça, essencial para pegar e segurar objetos, além de escrever.

A cirurgia inédita vai garantir que o menino, que nasceu com a deformidade, recupere 70% dos movimentos da mão, embora continue com quatro dedos. No reino animal, somente os primatas (humanos, macacos, lêmures) possuem o “dedão”, que durante o processo evolutivo tornou estes mamíferos capazes de habilidades únicas.

A operação, comandada pelo médico ortopedista Felipe Roth, foi realizada na Santa Casa no sábado (11) e durou cerca de três horas. O procedimento consiste em transplantar o dedo indicador com tendões, ossos, músculos e sistemas de vascularização e inervação para a posição do polegar.

A criança teve alta nessa segunda-feira (13) e precisará usar uma órtese (aparelho de imobilização) por até oito semanas. Depois, passará a fazer fisioterapia e terapia ocupacional para recuperar as funções motoras dos dedos. Serão ao todo 4 meses de acompanhamento.

Além de Roth, participaram da cirurgia os ortopedistas Ana Tereza de Alcântara e Celso Hirakawa, a instrumentadora Cassiana de Quadros, além da equipe de enfermagem e demais profissionais do centro cirúrgico.

Equipe médica responsável pelo procedimento cirúrgico (Foto: Santa Casa/Divulgação)
Equipe médica responsável pelo procedimento cirúrgico (Foto: Santa Casa/Divulgação)
Nos siga no Google Notícias