ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Em debate de violência contra mulheres, vereadores batem boca sobre machismo

A subsecretária de Políticas para as Mulheres, Carla Stephanini falou sobre a semana de combate ao feminicídio durante a sessão

Fernanda Palheta | 30/05/2019 12:39
Vereadores Valdir Gomes (PP) e André Salineiro (PSDB) batem boca sobre violência contra mulher durante sessão da Câmara (Foto: Fernanda Palheta)
Vereadores Valdir Gomes (PP) e André Salineiro (PSDB) batem boca sobre violência contra mulher durante sessão da Câmara (Foto: Fernanda Palheta)

O que era para ser um debate sobre a violência contra a mulher, na semana estadual de combate ao feminicídio se transformou em um bate boca sobre machismo entre vereadores Valdir Gomes (PP) e André Salineiro (PSDB), na sessão ordinária desta quinta-feira (30), na Câmara Municipal de Campo Grande.

Após a fala da subsecretária de Políticas para as Mulheres, Carla Stephanini (MDB), durante a palavra livre, os parlamentares usaram o microfone para debater sobre tema.

O vereador Valdir Gomes iniciou sua fala dizendo que não poderia deixar de se posicionar. “Até porque a gente tem visto, a gente assiste televisão e a mulher vai, denúncia o marido. Ai o marido conversa e no outro dia aparece na televisão ela sentada no colo e beijando. Então, as mulheres também precisam entender e deixar essa dependência”, afirmou. No fim da sua fala, o vereador do PP acrescentou: “Agora tem mulher que prefere apanhar e de noite dormir com o marido”.

Em seguida o vereador André Salineiro usou o microfone para falar sobre os mecanismos que as mulheres podem usar para denunciar as violências sofridas. Também no fim de sua fala ele citou o colega. “O colega Valdir falou que muitas mulheres gostam de apanhar, eu não sei se é esse o termo”, apontou. O tucano continuou a fala afirmando que muitas mulheres não têm coragem e temem pela própria vida.

Diante do comentário de Salineiro, Valdir pediu a palavra, lembrou que a sessão é gravada e pediu para que a fala do tucano fosse retirada. “Eu não disse que mulheres gostam de apanhar. Eu disse que as mulheres perdoam. Elas apanham, e depois vão dormir juntos. Isso com base no que eu tenho visto”, justificou. E exaltado ele reforçou: “não ponha palavras na minha boca. O que eu falo eu assumo”.

Em resposta, Salineiro afirmou que “não foi fala isso”, mas caso tenha sido seria retirado. O tucano ainda completou dizendo que Valdir não tinha que “dar chilique” e “aumentar a voz”. O bate boca teve fim o posicionamento da Mesa Diretora pedindo o andamento da sessão e o fim da palavra livre.

Discurso repetido – Esta não é a primeira vez que o vereador Valdir Gomes faz comentários sobre violência contra mulher. No início do mês, também durante a palavra livre que debateu violência doméstica, o parlamentar afirmou que as mulheres apanham e continuam com os agressores.

Durante sua fala, ele ainda expôs o caso de violência de uma mulher. “A todo o momento a gente vê isso, mulheres omissas, não pode deixar. Uma mulher*, por exemplo, o marido quebrou a perna dela e na delegacia ela se negou a lavrar um boletim de ocorrência”, relatou.

Segundo ele, isso ocorre porque as mulheres tem medo de “perder” o homem e continuou dizendo sobre o caso: “tinha que apanhar ela e não ele”, fazendo referência sobre a decisão da mulher em não denunciar.

*A reportagem não detalhou o exemplo dado pelo vereador para não expor a vítima da violência

Nos siga no Google Notícias