ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Campanha contra feminicídio em MS terá Luiza Brunet durante caminhada

Governador lançou campanha estadual nesta manhã (27), com a participação de poderes e sociedade civil

Leonardo Rocha | 27/05/2019 11:50
Governador Reinaldo Azambuja (PSDB) ao lado da primeira-dama, Fátima Azambuja,  durante lançamento de campanha (Foto: Leonardo Rocha)
Governador Reinaldo Azambuja (PSDB) ao lado da primeira-dama, Fátima Azambuja, durante lançamento de campanha (Foto: Leonardo Rocha)

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) lançou nesta manhã (27), a campanha estadual de combate ao feminicídio, que pretende reduzir estes crimes em Mato Grosso do Sul. Entre os eventos previstos está uma caminhada sobre o tema, que terá a presença da ex-modelo Luiza Brunet, que foi vítima de violência doméstica.

A intenção do grupo de trabalho formado pelo governo estadual, Poder Judiciário, Assembleia Legislativa e sociedade civil, é mudar o cenário negativo do Estado, que hoje é o 9° colocado em mais casos de feminicídio. Só neste ano já houve 16 assassinatos (mulheres), sendo 12 no interior e quatro na Capital.

“Destas mortes nestes cinco meses, foram três indígenas, isto mostra que precisamos não apenas criar leis, e sim mudar o comportamento da sociedade, por meio da conscientização nas escolas, bairros, comunidades e cidades, para coibir estes crimes”, disse a subsecretária estadual de Cidadania, Luciana Azambuja.

Ela descreveu que desde que a lei de feminicídio entrou em vigor, em 2015, 124 mulheres foram assassinadas em Mato Grosso do Sul, sendo que 160 sobreviveram a tentativa de homicídio. “Mostra que precisamos evoluir muito neste sentido, o primeiro feminicídio registrado aqui foi em junho de 2015, por isso a data da campanha”.

A campanha terá palestras em escolas, ongs e associações comunitárias, além de panfletagens, blitzs educativas e uma caminhada que vai ocorrer no dia 1° de junho, com a presença da ex-modelo Luiza Brunet, que se engajou no tema, após ser vítima de violência doméstica.

Evento ocorreu no auditório da Governadoria (Foto: Leonardo Rocha)
Evento ocorreu no auditório da Governadoria (Foto: Leonardo Rocha)

Dados – O governador revelou durante o evento, que enquanto outros crimes, como roubos e homicídios diminuíram, o feminicídio teve aumento de 8,3% nos primeiros meses de 2019, comparado ao ano anterior. “Ainda nos dados das tentativas (homicídios) aumentou em 100%”.

Ele espera que a campanha incentive as denúncias que também desperte a conscientização na sociedade, com ações durante todo o ano. “Muitas vezes existe hipocrisia e surdez coletiva da sociedade, pois não quer ajudar a vítima, por dizer que é uma briga de casal, precisa sim intervir e denunciar”.

Durante o evento, também foi doado um veículo, por intermédio da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), a Delegacia Especializada da Mulher. Para a juíza Jacqueline Machado, da 3° Vara de Violência Doméstica, também deve se investir em projetos educativos nas escolas e comunidades.

Leis – A deputada federal, Rose Modesto (PSDB), disse que pode ajudar também no aspecto legal, apresentando projeto para elevar de 12 para 20 anos a pena em casos de feminicídio. “Esperamos o apoio dos colegas para ser aprovado no Congresso”.

O presidente da Assembleia, o deputado Paulo Corrêa (PSDB), também defendeu punições mais duras e longas para quem comete estes crimes. “A punição tem que ser grave e rígida, além disto, buscar mais recursos federais para investir na área”.

Denúncia – Para alertar a população, Luciana Azambuja disse que quem presenciar casos de agressão a mulheres deve acionar a polícia (190), para casos de urgência e se tiver a informação de familiares ou conhecidos que sofram de violência doméstica, a recomendação é levar a situação a Delegacia Especializada da Mulher.

Nos siga no Google Notícias