A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

26/09/2016 09:00

Em enquete, 82% dos leitores não consideram urnas eletrônicas confiáveis

Luana Rodrigues
Criada há 20 anos, a urna eletrônica é um microcomputador de uso específico para eleições. (Foto: Reprodução TV News)Criada há 20 anos, a urna eletrônica é um microcomputador de uso específico para eleições. (Foto: Reprodução TV News)

A maioria das pessoas não confia na urna eletrônica como um terminal inviolável para depósito de votos. É isso que constatou uma enquete realizada pelo Campo Grande News, durante toda a semana passada. Para 82% dos leitores, as urnas não são confiáveis.

Criada há 20 anos, a urna eletrônica é um microcomputador de uso específico para eleições, com as características de resistência, de pequenas dimensões, leve, com autonomia de energia e com recursos de segurança.

Dois terminais compõem a urna eletrônica: o terminal do mesário, onde o eleitor é identificado e autorizado a votar (em alguns modelos de urna, onde é verificada a sua identidade por meio da biometria), e o terminal do eleitor, onde é registrado numericamente o voto.

O terminal do mesário possui um teclado numérico, onde é digitado o número do título de eleitor, e uma tela de cristal líquido, onde aparece o nome do eleitor, se ele pertence àquela seção eleitoral e se está apto avotar (formato PDF). Antes da habilitação, nas seções onde háidentificação biométrica, o eleitor tem sua identidade validada pela urna. Desta forma, um eleitor não pode votar por outro.

A urna eletrônica somente grava a indicação de que o eleitor já votou. De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), pelo embaralhamento interno e outros mecanismos de segurança, não há nenhuma possibilidade de se verificar em quais candidatos um eleitor votou, em respeito à Constituição Federal brasileira, que determina o sigilo do voto.

- Com informações TSE (Tribunal Superior Eleitoral)

Em enquete, 46% dos leitores dizem que já presenciaram crime eleitoral
A enquete da semana passada perguntou se o leitor do Campo Grande News já presenciou algum crime eleitoral neste ano. A maioria, 54 %, respondeu que ...
Em enquete, 50% dos leitores já sabem em quem votar para vereador
A enquete da semana passada perguntou se o leitor do Campo Grande News já sabe em quem vai votar para vereador. O resultado ficou dividido. 50% respo...
Leitores ainda não sabem em quem votar para prefeito, aponta enquete
No total, 15 candidatos a prefeito de Campo Grande concorrem a eleição deste ano. O prazo de convenções dos partidos terminou na última sexta-feira (...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions