ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Em evento no CCZ, Marquinhos promete tirar do papel UPA veterinária

Durante evento o prefeito assinou projeto para criar Conselho e Fundo de Bem Estar e Saúde Animal

Mirian Machado | 19/08/2017 13:05
Cãozinho foi adotado durante evento neste sábado (19) no CCZ. (Foto: André Bittar)
Cãozinho foi adotado durante evento neste sábado (19) no CCZ. (Foto: André Bittar)

O evento “Campo Grande é o Bicho” que acontece neste sábado (19) no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) na capital é em comemoração à política nova de atuação do CCZ. O prefeito Marquinhos Trad assinou o projeto para criar o Conselho e o Fundo de Saúde e Bem-Estar Animal. O evento reuniu vários adultos e crianças.

“É de suma importância. Há um discurso de proteção aos animais que o ente público sempre ficou distante e nunca deu atenção necessária que deveria dar, a partir de agora com esse envio de projeto para a câmara municipal, com a criação desse fundo e sobre tudo da retirada do papel da UPA VET, nós temos certeza absoluta que nós vamos dar um grande passo para a proteção dos animais e acima de tudo para a saúde pública”, disse o prefeito.

Prefeito fala da importância dos projetos para a população e seus animais (Foto: André Bittar)
Prefeito fala da importância dos projetos para a população e seus animais (Foto: André Bittar)

Segundo a coordenadora do CCZ Iara Domingues, o conselho vai funcionar assim como o Conselho Municipal de Saúde, com envolvidos da comunidade, da sociedade formada, grupos formados de Ongs e outros protetores independentes, executivo e legislativo também.

“Juntos deliberaremos quais as ações vamos priorizar, onde vamos investir o nosso dinheiro, em educação, em combate aos maus tratos, em colocar agentes na rua trabalhando essas questões”, afirmou.

Ainda no evento também foi assinado o Fundo da Saúde e Bem-Estar Animal. “Esse fundo municipal, buscar dentro das arrecadações de multas por maus tratos, dentro do meio ambiente que tem uma parte de combate aos maus tratos e crimes ambientais, buscar dinheiro para que a gente trabalhe” concluiu.

Segundo Iara, o cachorro que tem a doença da raiva e leishmaniose é o mesmo que é maltratado, que está abandonado na rua, que foge para rua, o mesmo que se reproduz várias vezes. “Então queremos juntar tudo isso e ter esse local único onde a pessoa vá não só buscar o bem-estar, como a gente trabalhar essa política de bem estar e continuar prestando esse atendimento para a saúde pública veterinária”. Disse.

Fila de adoção de animais nesta manhã (19) (Foto: André Bittar)
Fila de adoção de animais nesta manhã (19) (Foto: André Bittar)

O evento no estacionamento do CCZ acontece até as 16h e conta com a feira de adoção, teatros, brincadeiras, cortes de cabelo e serviços como vacina antirrábica para cães e gatos.

Sobre a Unidade de Pronto Atendimento Veterinário, o veterinário Francisco Gonçalves que voltou com o projeto para a câmara dos vereadores, disse que o projeto para a primeira UPA veterinária no estado já existe desde 2012 e está sendo estudado porque terá que sofrer algumas adequações.

“Campo Grande hoje está entrando num contexto de proteção animal que já é um programa mundial e hoje está praticamente ganhando um espaço em todo o brasil e a nossa capital hoje passa a fazer parte desse contexto como uma capital moderna, uma capital que realmente pensa no futuro e no bem estar animal, porque o bem estar animal hoje é também saúde pública”, afirmou.

Nos siga no Google Notícias