ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, QUARTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Em menos de 48 horas, casos de virose triplicam em unidades da Capital

Secretária Municipal de Saúde orienta pessoas com sintomas a usarem máscaras

Por Cassia Modena | 23/04/2024 13:49
Espera por atendimento em UPA de Campo Grande (Foto: Arquivo)
Espera por atendimento em UPA de Campo Grande (Foto: Arquivo)

Os casos de virose respiratória ou gastrointestinal mais do que triplicaram entre os dois primeiros dias desta semana em Campo Grande. Enquanto no domingo (21) foram atendidos 1.492 pacientes, na segunda-feira (22) foram 6.455.

Todos esses atendimentos foram feitos nas seis UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e nos quatro CRSs (Centros Regionais de Saúde) na Capital.

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) divulgou os dados nesta terça-feira (23), ressaltando que o aumento é mais elevado entre adultos. Segundo a pasta, subiu 46% o número de adultos com sintomas e 28% o número de crianças, na comparação de um dia para o outro.

As doenças respiratórias causadas por vírus podem causar falta de ar, dor de garganta, coriza e dor de ouvido. Já as gastrointestinais podem provocar constipação, diarreia e cansaço, por exemplo.

O aumento tem sobrecarregado o serviço de saúde e ampliado a espera nas unidades. Diante disso, a secretaria informa que reforçou o número de funcionários nas unidades, reorganizou o fluxo de atendimento e começou tratativa por mais leitos hospitalares.

Máscara - A titular da Sesau, Rosana Leite, orienta pessoas com sintomas respiratórios a usarem máscaras principalmente em locais fechados e mal ventilados com aglomeração, além das próprias unidades de saúde onde forem buscar atendimento.

“O uso de máscaras de proteção facial continua sendo recomendado para sintomáticos respiratórios, indivíduos com fatores de risco, em especial imunossuprimidos, idosos, gestantes e pessoas com múltiplas comorbidades”, diz.

Reforço das medidas de higiene como lavar as mãos e evitar tocar olhos, nariz e boca.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias