ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Em obra na 14, equipes retiram calçada já instalada para colocar piso tátil

Em um primeiro momento, a ideia era investir na instalação do piso tátil em adesivo emborrachado, mas substituíram pelo tradicional

Geisy Garnes e Mirian Machado | 15/01/2019 09:36
Funcionários trabalham na instalação do piso tátil nesta manhã (Foto: Marina Pacheco)
Funcionários trabalham na instalação do piso tátil nesta manhã (Foto: Marina Pacheco)

A prefeitura teve de refazer trabalho já concluído na Rua 14 de Julho durante as obras do Reviva Centro. A equipe havia instalado a calçada sem piso tátil e hoje as equipes voltaram ao trecho, retirando parte da estrutura para cumprir a lei de acessibilidade a deficientes visuais.

Nesta terça-feira (15), quem passa pela principal rua de comércio do Centro da cidade pode ver os operários, que trabalham entre a Avenida Fernando Corrêa da Costa e 26 de Agosto, retirarem uma fileira de pisos da calçada já pronta para colocarem o piso tátil convencional. Ontem, um vídeo com a calçada pronta foi divulgado na internet, com indignação de um morador com o desperdício de dinheiro público.

Ao Campo Grande News, o engenheiro Thiago Gonçalez justifica que a troca foi necessária em virtude da mudança no plano inicial. A ideia, em um primeiro momento, era investir na instalação do piso tátil em adesivo emborrachado, que visualmente ficaria mais bonito, apesar de nada resistente. Para isso, a calçada foi nivelada e os pisos do tipo fulget colocados normalmente.

No entanto, pensando na manutenção futura das calçadas e no risco do emborrachado se soltar, foi decidido substituir os adesivos pelo piso tradicional. Para conseguirem fazer a readequação, os funcionários tiveram que retirar uma fileira de pisos de cada lado da calçada para instalarem o tátil.

Mesmo com o trabalho precisando ser refeito, Gonçalez afirma que as obras seguem o cronograma e que a mudança não gerou aumento nos custo. A partir do próximo trecho – que vai da 26 de Agosto até a 7 de Setembro – o piso tátil será instalado simultaneamente com os que formam a calçada.

Dono de uma garaparia na esquina da 14 de julho desde 1990, Waldemar Gomes, de 70 anos, vê na obra a garantia de mais clientes. “Está ficando muito bom, vai valorizar muito aqui e trazer mais clientes”, afirmou.

Confira a programação para janeiro

Obras nas calçadas nas quadras 1, 2 e 3, instalação do piso fulget e cabeamento subterrâneo (Entre a Fernando Corrêa da Costa e 15 de Novembro);

Obras nas calçadas nas quadras 7 e 8, entre as ruas Dom Aquino e Maracaju;
Esgoto na Avenida Afonso Pena (obras nas esquinas com fechamento parcial da via na primeira quinzena do mês);

Fechamento da quadra 4 (entre a rua 15 de Novembro e Avenida Afonso Pena) para a execução da infraestrutura elétrica.

Fechamento da Avenida Afonso Pena para a execução de drenagem (pista sentido Parque dos Poderes), na segunda quinzena do mês

Serviço de esgotamento sanitário nas calçadas na quadra 5, entre Avenida Afonso Pena e Barão do Rio Branco;

Thiago Gonçalez, engenheiro da obra (Foto: Marina Pacheco)
Thiago Gonçalez, engenheiro da obra (Foto: Marina Pacheco)
Pisos precisou ser retirado para instalação do tátil (Foto: Marina Pacheco)
Pisos precisou ser retirado para instalação do tátil (Foto: Marina Pacheco)
Nos siga no Google Notícias