A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 24 de Abril de 2019

15/01/2019 09:36

Em obra na 14, equipes retiram calçada já instalada para colocar piso tátil

Em um primeiro momento, a ideia era investir na instalação do piso tátil em adesivo emborrachado, mas substituíram pelo tradicional

Geisy Garnes e Mirian Machado
Funcionários trabalham na instalação do piso tátil nesta manhã (Foto: Marina Pacheco)Funcionários trabalham na instalação do piso tátil nesta manhã (Foto: Marina Pacheco)

A prefeitura teve de refazer trabalho já concluído na Rua 14 de Julho durante as obras do Reviva Centro. A equipe havia instalado a calçada sem piso tátil e hoje as equipes voltaram ao trecho, retirando parte da estrutura para cumprir a lei de acessibilidade a deficientes visuais.

Nesta terça-feira (15), quem passa pela principal rua de comércio do Centro da cidade pode ver os operários, que trabalham entre a Avenida Fernando Corrêa da Costa e 26 de Agosto, retirarem uma fileira de pisos da calçada já pronta para colocarem o piso tátil convencional. Ontem, um vídeo com a calçada pronta foi divulgado na internet, com indignação de um morador com o desperdício de dinheiro público.

Ao Campo Grande News, o engenheiro Thiago Gonçalez justifica que a troca foi necessária em virtude da mudança no plano inicial. A ideia, em um primeiro momento, era investir na instalação do piso tátil em adesivo emborrachado, que visualmente ficaria mais bonito, apesar de nada resistente. Para isso, a calçada foi nivelada e os pisos do tipo fulget colocados normalmente.

No entanto, pensando na manutenção futura das calçadas e no risco do emborrachado se soltar, foi decidido substituir os adesivos pelo piso tradicional. Para conseguirem fazer a readequação, os funcionários tiveram que retirar uma fileira de pisos de cada lado da calçada para instalarem o tátil.

Mesmo com o trabalho precisando ser refeito, Gonçalez afirma que as obras seguem o cronograma e que a mudança não gerou aumento nos custo. A partir do próximo trecho – que vai da 26 de Agosto até a 7 de Setembro – o piso tátil será instalado simultaneamente com os que formam a calçada.

Dono de uma garaparia na esquina da 14 de julho desde 1990, Waldemar Gomes, de 70 anos, vê na obra a garantia de mais clientes. “Está ficando muito bom, vai valorizar muito aqui e trazer mais clientes”, afirmou.

Confira a programação para janeiro

Obras nas calçadas nas quadras 1, 2 e 3, instalação do piso fulget e cabeamento subterrâneo (Entre a Fernando Corrêa da Costa e 15 de Novembro);

Obras nas calçadas nas quadras 7 e 8, entre as ruas Dom Aquino e Maracaju;
Esgoto na Avenida Afonso Pena (obras nas esquinas com fechamento parcial da via na primeira quinzena do mês);

Fechamento da quadra 4 (entre a rua 15 de Novembro e Avenida Afonso Pena) para a execução da infraestrutura elétrica.

Fechamento da Avenida Afonso Pena para a execução de drenagem (pista sentido Parque dos Poderes), na segunda quinzena do mês

Serviço de esgotamento sanitário nas calçadas na quadra 5, entre Avenida Afonso Pena e Barão do Rio Branco;

Thiago Gonçalez, engenheiro da obra (Foto: Marina Pacheco)Thiago Gonçalez, engenheiro da obra (Foto: Marina Pacheco)
Pisos precisou ser retirado para instalação do tátil (Foto: Marina Pacheco)Pisos precisou ser retirado para instalação do tátil (Foto: Marina Pacheco)


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions