ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Em obras, Hemosul transfere coleta de sangue para três hospitais

Aline dos Santos | 18/03/2014 11:10
Na Santa Casa, banco de sangue funciona de segunda a sábado. (Foto: Marcos Ermínio)
Na Santa Casa, banco de sangue funciona de segunda a sábado. (Foto: Marcos Ermínio)

Fechado por seis meses para a reforma, os serviços de coleta de sangue do Hemosul foram redistribuídos para três unidades em Campo Grande: Santa Casa, HR (Hospital Regional) Rosa Pedrossian e HU (Hospital Universitário).

Localizado na avenida Fernado Côrrea da Costa, o Hemosul funcionou até o dia 15 de março. Pelos próximos 180 dias, a unidade vai passar por reformas na parte elétrica, hidráulica e ampliação da capacidade. O número de cadeiras para doação vai passar de seis para 16.

Para manter a média de captação de 3 mil bolsas por mês, que eram realizadas no Hemosul, o pedido é para que doadores procurem os bancos de sangues dos hospitais.

Na Santa Casa, onde a média é de 800 bolsas de sangue por mês, o número deve ser triplicado para atender a demanda. Segundo a assessoria de imprensa do Hemosul, o doador não vai pagar estacionamento na Santa Casa. Todos os dias, serão reservadas dez vagas gratuitas para quem doar um pouco de tempo e sangue para ajudar o próximo.

O banco de sangue da Santa Casa fica localizado na rua Eduardo Santos Pereira, esquina com a 13 de Maio. De segunda a sexta-feira, o horário de atendimento vai das 7h às 17h. Aos sábados, o funcionamento vai das 7h às 11h30.

No HR, as doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. O hospital fica no bairro Aero Rancho. No Hospital Universitário, o atendimento vai das 7h às 12h, de segunda a sexta-feira.

Quem pode - Para doar sangue, o voluntário precisa ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 55 kg, estar com boa saúde e bem alimentado. Também é necessário levar um documento oficial com foto.

Os demais setores do Hemosul, como laboratórios e parte administrativa, serão transferidos para um imóvel na rua Joaquim Murtinho. A mudança será realizada dentro de um mês e meio. Quem doou sangue até o dia 15 de março deve buscar os resultados do exame na unidade em reforma.

Nos siga no Google Notícias