A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

03/08/2015 16:44

Embaixador pede e governador promete aulas de japonês em escolas

Ricardo Campos Jr. e Alan Diógenes
Governador prometeu ajudar na segurança de família real japonesa em outubro (Foto: Vanessa Tamires)Governador prometeu ajudar na segurança de família real japonesa em outubro (Foto: Vanessa Tamires)

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) pretende criar a disciplina de língua japonesa nas escolas estaduais em localidades com grande presença de descendentes ou imigrantes do país oriental. A declaração foi feita nesta segunda-feira (3) após visita do embaixador do Japão no Brasil, Kunio Umeda.

“Nós temos polos de concentração japonesa em alguns municípios do estado, como Terenos, onde fica a Colônia Jamic. O Japão se disponibilizou a fornecer os materiais e professores para implementar a matéria”, afirmou Azambuja.

Umeda sugeriu o ensino do idioma como forma de reforçar a cultura oriental em Mato Grosso do Sul, lar de 30 mil nipo-descendentes. Ele também pediu apoio do governador para reforçar a segurança durante a visita do príncipe e da princesa do Japão no estado em outubro.

“Receber a família real, para nós, é um orgulho. Mostra o carinho deles com o Brasil, em especial com o estado”, afirma o governador. Ele prometeu levar os nobres visitantes a conhecer as belezas do Pantanal nas duas semanas de estadia.

“A colônia japonesa contribuiu muito para o desenvolvimento de nosso estado. Devemos muito a eles, que vieram há mais de cem anos para cá e ajudaram na colonização e desenvolvimento de Mato Grosso do Sul”, pontua Azambuja.

O governador ainda prometeu visitar as instalações da embaixada do Japão em São Paulo para conhecer os mecanismos do modelo de policiamento comunitário implantado em terras orientais, considerados exemplo mundial de eficiência.

Umeda agradeceu o apoio do estado nas festas tradicionais, como o Bom Odori e o Festival do Sobá, que não só integram a comunidade descendente dos imigrantes como divulga e mantém a cultura.

Promotoria e prefeitura firmam acordo para recuperar área de preservação
Foi celebrado entre o MPE (Ministério Público Estadual) e a prefeitura de Campo Grande acordo para recomposição da vegetação nativa da área de preser...
Concurso recebe inscrições para 83 vagas técnico-administrativas
Seguem abertas as inscrições para o concurso que oferece 83 vagas para técnico-administrativos em Educação na UFMS (Universidade Federal de Mato Gros...
Vice-governadora visita projeto em que detentos reformam escolas
O projeto "Pintando e Revitalizando a Educação com Liberdade", desenvolvido pelo Poder Judiciário estadual, foi conhecido e elogiado na sexta-feira (...
Crianças do Vespasiano Martins recebem Papai Noel e ganham presentes
As crianças do loteamento Vespasiano Martins, na periferia de Campo Grande, receberam a visita especial do Papai Noel neste sábado (16). Foram distri...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions