ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Capital

Empresa custeia 523 bikes para funcionários usarem como transporte

Projeto promove estilo de vida mais saudável entre trabalhadores e ajuda a economizar com transporte

Liana Feitosa | 03/05/2022 17:18
Funcionários do Grupo Pereira com bicicletas cujo valor foi 50% custeados pela empresa. (Foto: Divulgação)
Funcionários do Grupo Pereira com bicicletas cujo valor foi 50% custeados pela empresa. (Foto: Divulgação)

Trabalhadores de Campo Grande receberam 523 bikes como parte do projeto Clube da Bike, promovido pelo Grupo Pereira para incentivar o uso de bicicleta como meio de transporte entre os colaboradores. O projeto custeia 50% do valor da bicicleta e dos equipamentos obrigatórios de segurança, e permite que o valor restante seja parcelado pelo funcionário em até 10 vezes com desconto na folha de pagamento.

Na Capital, foram contemplados trabalhadores de quatro unidades de negócios do grupo: loja União do Fort Atacadista, loja Rio Brilhante do Comper, Atacado Bate Forte e a sede administrativa do Grupo Pereira.

Projeto - De acordo com o grupo, o Clube da Bike já abrange cerca de 10% da força de trabalho, com 1.728 participantes. Ao todo, a organização tem 16 mil funcionários e espera expandir o projeto para 16 outras unidades espalhadas pelo Brasil até o fim do ano.

“Esse projeto surgiu em Joinville, considerada a cidade da bicicleta, há 3 anos, porque percebemos que muitos funcionários iam para o trabalho com bicicletas, mas elas eram precárias, sem equipamentos e sem segurança. Foi uma forma de motivá-los, melhorando a qualidade de vida dessas pessoas. Em Campo Grande, a adesão foi surpreendente”, conta Paulo Silva, diretor de Gente e Gestão do grupo.

Para Carlos Ximenes, da Planurb (Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbanb), a iniciativa promove melhoria da mobilidade urbana. “É um projeto exemplar para a saúde de quem participa e traz outra vantagem que é tirar mais veículos em trânsito, diminuindo a emissão de poluentes. Campo Grande é uma cidade plana e conta com quase 100 km de extensão em ciclovias espalhadas na cidade e projetos assim devem ser incentivados”, avalia.

Bicicletas do projeto Clube da Bike. (Foto: Divulgação)
Bicicletas do projeto Clube da Bike. (Foto: Divulgação)

Funcionários - O motorista João Aires é um dos funcionários que aderiu ao uso de bicicleta, e comemora as mudanças que sente na própria saúde. “Já emagreci 9 quilos em dois meses e meio, fazendo uma reeducação alimentar e agora pedalando diariamente para o trabalho. São 32 km por dia na bicicleta”, compartilha.

O coordenador de operações de logística, Aluísio Pereira, que trabalha há 23 anos no grupo, tem carro, mas agora vai optar pela pedalada. “São 3 km e vou poder aproveitar esse tempo me exercitando”, afirma.

Everson Silva Santos, da loja Fort Atacadista União, pontua o fato econômico. “Com a alta do combustível, ir pedalando para o trabalho é uma opção que contribui, não só para a economia, mas também para a melhora do meio ambiente e saúde de todos”, finaliza.

Os funcionários que desejam fazer parte do Clube da Bike precisam assinar um termo de adesão, atuar em alguma das unidades onde o projeto está disponível, não ter faltas injustificadas, advertências ou suspensão nos últimos três meses. A manutenção da bicicleta é de responsabilidade do colaborador. As unidades participantes dispõem de bicicletários.

Nos siga no Google Notícias