ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Empresário nega estupro de meninas, segue em liberdade e vai recorrer ao STJ

Tribunal de Justiça manteve condenação, mas com redução da pena para 18 anos

Aline dos Santos | 10/03/2021 12:19
Empresário José Carlos Lopes durante homenagem na Assembleia Legislativa de MS.
Empresário José Carlos Lopes durante homenagem na Assembleia Legislativa de MS.

O empresário José Carlos Lopes, dono do frigorífico Frigolop, nega estupro de meninas, segue recorrendo da pena de 18 anos em liberdade e vai buscar absolvição no STJ (Superior Tribunal de Justiça).

“Ele nega a autoria, nega a prática do crime. O José Carlos Lopes mantinha contato com a Rosedélia, mas para sair com maiores de idade”, afirma o advogado José Belga Trad, que atua na defesa do empresário.

Em outubro de 2017, José Carlos foi condenado a 19 anos por estupro de vulnerável. Na mesma decisão, o juiz da 7ª Vara Criminal de Campo Grande, Marcelo Ivo de Oliveira, também condenou Rosedélia Alves Soares e duas mulheres por coautoria em estupro e facilitação à prostituição infantil.

A defesa do empresário recorreu ao TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), mas a decisão foi mantida pelos desembargadores, somente com a redução da condenação para 18 anos.  A decisão do tribunal foi divulgada ontem no Diário da Justiça.

Segundo o advogado, a investigação surgiu de delação premiada e o colaborador disse que Rose agenciava menores de idade. Ainda conforme a defesa, uma adolescente disse ao Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) que esteve com um homem chamado Zeca. Foi apresentada uma fotografia e a vítima reconheceu o empresário.

A irmã dela não citou nomes, mas mencionou um  homem de 40 anos, gordo, baixo e de bigode. “O José Carlos tem 70 anos, sem bigode, magro e alto”, diz Belga Trad.

De acordo com a defesa, a apresentação de uma única fotografia do suspeito de crime é considerada prova imprestável. “O STJ disse que esse tipo de reconhecimento por uma fotografa é totalmente comprometedor, a tendência é confirmar a nulidade dessa prova”, diz.

A defesa pontua que ainda que ele tivesse contratado programa com menor de idade, por meio da cafetina, não é possível extrair dos depoimentos que as adolescentes tenham dito para a pessoa que eram menores de 14 anos.

“Um sargento da Polícia Militar, que participou da investigação por mais de 30 dias, foi perguntado em juízo se tinha constatado que o Zeca Lopes teria predileção por menores. A reposta foi que não constatou  isso”.

Conforme o Código Penal, estupro de vulnerável é ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14 anos.

Nos siga no Google Notícias