A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

23/11/2014 12:06

Enade começa com tranquilidade e apoio dos professores aos alunos

Priscilla Peres e Caroline Maldonado
Mais de 13 mil alunos fazer as provas neste domingo (Foto: Marcelo Calazans)Mais de 13 mil alunos fazer as provas neste domingo (Foto: Marcelo Calazans)

Mais de 13.500 acadêmicos de bacharelado, licenciatura e curso de tecnólogo de 24 instituições fazem neste momento o Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), que tem por objetivo avaliar os cursos de graduação. Os portões fecharam ao meio-dia e a prova segue até às 17h.

A estudante de Biologia da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Andreza Souza Lemos, 20, afirma que o exame é legal para "termos uma noção de como o curso está indo e um retorno do nosso desempenho". Antes dos professores falarem do exame, ela não sabia da existência, mas agora ela acha muito importante.

O professor de engenharia de Computação da da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), Alessandro Monteiro, foi até o local de prova para acompanhar a participação dos alunos com uma lista de frequência em mãos para saber os que já estavam no local. Ele e outros levaram um kit com caneta, barra de cereal, água para entregar aos alunos.

"Nós temos um trabalho durante toda a formação para orientar os alunos a comparecer na prova. É importante que eles participem por que os quem falta não pode colar grau e nem receber certificado", conta Alessandro. O exame é feito por alunos do último ano da graduação.

Mauro Pereira, professor de engenharia mecânica, elétrica e mecatrônica da UCDB foi até o local e desejou boa sorte para os alunos participantes. Para ele, o exame é mais do que um instrumento para avaliar os cursos, é um formador de tendências para as graduações de todo o país.

"Cada curso tem sete professores que fazem parte do comitê assessor e definem as habilidades que o profissional deve ter, os cursos se adaptam ao que é definido pelo comitê, por isso o Enade cria as tendências de quais disciplinas vão integrar a grade", destaca Mauro.

Já a acadêmica de ciências biológicas da Uniderp-Anhanguera, Deisiane Nasário Ventura, 23, chegou 30 minutos antes do início da prova, como boa parte dos alunos que fizeram o exame. "Eu acho que o Enade é bom para avaliar se o curso é relevante.

Exame – Conforme o MEC, o participante terá permissão para deixar a sala com o caderno de questões somente três horas após o início do exame, ou seja, a partir das 16h, no horário de Brasília. O estudante que deixar o local de provas antes de uma hora do início da aplicação estará impedido de assinar a lista de presença e será considerado ausente. Ele fica em situação irregular, bem como aqueles que não comparecerem.

Em MS, 13,5 mil estudantes fazem provas do Enade neste domingo
Na tarde deste domingo (23), 13.587 estudantes de bacharelado, licenciatura e curso de tecnólogo de 24 instituições farão o Enade (Exame Nacional de ...
Cerca de 483 mil estudantes irão fazer o Enade que avalia o ensino superior
Concluintes de cursos de bacharelado, licenciatura e tecnólogo de todo Brasil devem fazer amanhã (23) o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (E...
Estudantes podem conferir o gabarito do Enade 2013
Os estudantes que participaram do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) podem consultar o gabarito das provas no site do Instituto Nacio...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions