ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Enade começa com tranquilidade e apoio dos professores aos alunos

Priscilla Peres e Caroline Maldonado | 23/11/2014 12:06
Mais de 13 mil alunos fazer as provas neste domingo (Foto: Marcelo Calazans)
Mais de 13 mil alunos fazer as provas neste domingo (Foto: Marcelo Calazans)

Mais de 13.500 acadêmicos de bacharelado, licenciatura e curso de tecnólogo de 24 instituições fazem neste momento o Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), que tem por objetivo avaliar os cursos de graduação. Os portões fecharam ao meio-dia e a prova segue até às 17h.

A estudante de Biologia da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Andreza Souza Lemos, 20, afirma que o exame é legal para "termos uma noção de como o curso está indo e um retorno do nosso desempenho". Antes dos professores falarem do exame, ela não sabia da existência, mas agora ela acha muito importante.

O professor de engenharia de Computação da da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), Alessandro Monteiro, foi até o local de prova para acompanhar a participação dos alunos com uma lista de frequência em mãos para saber os que já estavam no local. Ele e outros levaram um kit com caneta, barra de cereal, água para entregar aos alunos.

"Nós temos um trabalho durante toda a formação para orientar os alunos a comparecer na prova. É importante que eles participem por que os quem falta não pode colar grau e nem receber certificado", conta Alessandro. O exame é feito por alunos do último ano da graduação.

Mauro Pereira, professor de engenharia mecânica, elétrica e mecatrônica da UCDB foi até o local e desejou boa sorte para os alunos participantes. Para ele, o exame é mais do que um instrumento para avaliar os cursos, é um formador de tendências para as graduações de todo o país.

"Cada curso tem sete professores que fazem parte do comitê assessor e definem as habilidades que o profissional deve ter, os cursos se adaptam ao que é definido pelo comitê, por isso o Enade cria as tendências de quais disciplinas vão integrar a grade", destaca Mauro.

Já a acadêmica de ciências biológicas da Uniderp-Anhanguera, Deisiane Nasário Ventura, 23, chegou 30 minutos antes do início da prova, como boa parte dos alunos que fizeram o exame. "Eu acho que o Enade é bom para avaliar se o curso é relevante.

Exame – Conforme o MEC, o participante terá permissão para deixar a sala com o caderno de questões somente três horas após o início do exame, ou seja, a partir das 16h, no horário de Brasília. O estudante que deixar o local de provas antes de uma hora do início da aplicação estará impedido de assinar a lista de presença e será considerado ausente. Ele fica em situação irregular, bem como aqueles que não comparecerem.

Nos siga no Google Notícias