ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Enem Digital estreia com curiosidade e quem quase perdeu prova

Em Mato Grosso do Sul, 1.924 candidatos se inscreveram na nova modalidade do exame

Aline dos Santos e Alana Portela | 31/01/2021 12:35
UFMS é um dos locais de aplicação de prova do Enem Digital em Campo Grande. (Foto: Paulo Francis)
UFMS é um dos locais de aplicação de prova do Enem Digital em Campo Grande. (Foto: Paulo Francis)

A estreia do Enem Digital (Exame Nacional do Ensino Médio) teve de candidato que chegou ao local a dois minutos de a prova começar a quem deu, literalmente, com a cara na porta da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande.  A candidata atrasada não quis dar entrevista.

Quem chegou com antecedência relata que  se sente mais seguro de fazer a prova digital durante a pandemia por ter menos candidatos por sala. “Assisti a um vídeo no site do Ministério da Educação de como seria aplicada a prova. Me senti mais seguro porque são pouca pessoas em sala”, diz Athan Martins, 18 anos.

O estudante faz o Enem pela segunda vez e busca uma vaga no curso de Engenharia Ambiental.

Rosiane conferiu tutorial do MEC sobre prova digital antes de entrar na sala de aula. (Foto: Paulo Francis)
Rosiane conferiu tutorial do MEC sobre prova digital antes de entrar na sala de aula. (Foto: Paulo Francis)

 A auxiliar de limpeza Rosiane Sobreiro, 35 anos, tenta uma boa nota para cursar Gastronomia. Sobre a novidade digital, ela conta que ficou um tanto assustada em usar o computador, mas teve ajuda do esposo, com formação em informática. “Antes de entrar, estou revendo o vídeo de como vai funcionar na hora da prova”.

Thiago Ramos, 18 anos, conta que estava ansioso para ver como será a prova digital. Ele quer cursar a faculdade de Direito.

 A pedagoga Alessandra Silva, 35 anos, levou a filha de 17 anos para fazer o primeiro Enem. “Achei que digital fosse para fazer em casa, mas depois vi que não”, diz. Além de máscara e álcool em gel, a adolescente levou antialérgico e lanchinho preparado pela mãe.

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) não divulgou os locais de prova na Capital, mas, segundo apurado pela reportagem, elas são aplicadas na UFMS, UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) e Unigran.

Em Mato Grosso do Sul, 1.924 candidatos se inscreveram no Enem Digital, sendo 1.732 em Campo Grande e 192 em Dourados.

Nos siga no Google Notícias