ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Entidades realizam ato contra PL do abuso de autoridade nesta segunda-feira

Manifestação será realizada nesta segunda-feira em Campo Grande e em outras sete capitais no decorrer da semana

Tainá Jara | 18/08/2019 18:17
Ato está marcado para começar às 14h, em frente ao Fórum (Foto: Paulo Francis)
Ato está marcado para começar às 14h, em frente ao Fórum (Foto: Paulo Francis)

Entidades como a Amamsul (Associação dos Magistrados de Mato Grosso do Sul), ANPR (Associação Nacional dos Procuradores da República) e outras do MP (Ministério Público) realizam nesta segunda-feira, às 14h, ato contra a projeto de lei 7696/17, aprovada na última quarta-feira, pela Câmara dos Deputados.

Os procuradores e outros magistrados alegam que, além de não ter sido debatida, a medida pune como crime de abuso de autoridade determinadas condutas praticadas por agentes públicos.

O texto engloba atos cometidos por servidores públicos e membros dos três Poderes da República, do Ministério Público, dos tribunais e conselhos de contas e das Forças Armadas.

Aprovada em regime de urgência, o texto foi encaminhado para sanção do presidente Jair Bolsonaro. As entidades pressionam pelo veto. Amanhã, o ato deve ocorrer também em Belém, Natal e Curitiba. Em João Pessoa, Brasília, Recife e Belo Horizonte, as manifestações serão realizadas no começo da semana.

Para a Frentas (Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público), o aperfeiçoamento da legislação – em vigor desde 1965 – é necessário, mas deveria ter sido tratado com serenidade, a partir de um amplo debate, em tramitação ordinária, exatamente o oposto do que ocorreu.

Segundo ele, se sancionado, o texto pode chancelar um texto que mantém definições de diversos crimes de maneira vaga, aberta, subjetiva. Em nota, divulgada na última semana, a Frentas ressaltou que “as entidades trabalharão para que excessos e impropriedades contidos no referido projeto de lei sejam vetados e, em caso de sua sanção, para que os referidos artigos sejam invalidados pelo Poder Judiciário, diante de manifestas inconstitucionalidades”.

A Amamsul também manifestou repúdio à aprovação do projeto pelo deputados, pois ele, “atenta contra a autonomia e independência do Poder Judiciário, base de todo Estado Democrático de Direito”.

O ato está marcado para ocorrer em frente ao Fórum, na Rua da Paz, 14, em Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias