ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Escolas vão virar quartos para os moradores de rua, com acolhimento 24 horas

Prefeitura elegeu três escolas municipais para reforçar medidas a quem não tem onde se isolar e já começa a montar "quartos"

Jones Mário e Lucas Mamédio | 25/03/2020 10:34
Moradores de rua vão ganhar abrigo, em escolas publicas, para enfrentar o coronavírus. (Foto: Kísie Anoã)
Moradores de rua vão ganhar abrigo, em escolas publicas, para enfrentar o coronavírus. (Foto: Kísie Anoã)

A SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) elaborou plano para acolher e isolar moradores de rua em Campo Grande, como medida de enfrentamento à pandemia do coronavírus. A proposta inclui abordagens 24 horas por dia e uso de três escolas municipais para servir de alojamento.

Pelo plano, ao qual o Campo Grande News teve acesso, as escolas Pe. Tomaz Ghirardelli (Dom Antônio Barbosa), Professor Antonio Lopes Lins (Portal do Caiobá) e Doutor Plínio Barbosa Martins (Jardim das Macaúbas) serão adaptadas para "!acolhimento institucional de moradores de rua, migrantes e estrangeiros". Os espaços foram cedidos pela Semed (Secretaria Municipal de Educação) e poderão receber 60 pessoas cada.

Os três prédios reforçarão a capacidade de alojamento no município, hoje concentrada no Cetremi (Centro de Triagem do Migrante e População em Situação de Rua), no Jardim Veraneio, e no Centro Dia, situado no Vilas Boas.

O primeiro espaço vai atender os casos que exigem maior cuidado, como dependentes químicos e tem capacidade para  até 60 pessoas. O segundo vai centralizar o recebimento de idosos.

Cada unidade de acolhimento terá equipe com 50 profissionais, como cozinheiros (Foto: Kísie Ainoã)
Cada unidade de acolhimento terá equipe com 50 profissionais, como cozinheiros (Foto: Kísie Ainoã)

Cada um destes pontos de acolhimento contará com pelo menos 50 profissionais, como assistentes sociais, psicólogos, cuidador social, educador, cozinheiro e motorista. A Guarda Municipal vai deslocar efetivo para fazer a segurança.

Os alojamentos ainda terão veículos, bem como materiais de consumo, comunicação, alimentação, higiene e limpeza.

As abordagens nas ruas, conforme plano de ação, serão realizadas ininterruptamente, observando o toque de recolher decretado pelo prefeito Marquinhos Trad (PSD) no sábado (21), das 22h às 5h.

Trad comentou o plano de ação da SAS. “Nós pegamos várias escolas, as salas de aula nós arrumamos, colocamos como se fosse um quarto”, descreveu, na manhã desta quarta-feira (25), em visita à escola Pe. Tomaz Ghirardelli.

A unidade de ensino vai receber migrantes e imigrantes (homens, mulheres e famílias).

Prefeito Marquinhos Trad foi até uma das escolas orientar sobre plano de ação da SAS (Foto: Kísie Ainoã)
Prefeito Marquinhos Trad foi até uma das escolas orientar sobre plano de ação da SAS (Foto: Kísie Ainoã)

Sensibilização - Servidores do Seas (Serviço Especializado em Abordagem Social) serão responsáveis pelo contato com as pessoas em situação de rua, a fim de estabelecer vínculos e encaminhá-los ao acolhimento.

A intenção é sensibilizar o público sobre o risco social e situação de vulnerabilidade diante do cenário de pandemia. O isolamento é medida recomendada por autoridades para frear o contágio em massa pelo coronavírus e evitar colapso no sistema de saúde.

Ainda em plano, a SAS se compromete a proporcionar transporte até os locais de acolhimento e viabilizar alimentação, banho e higienização.

Coronavírus - Com 22 casos confirmados, Campo Grande está em situação de emergência. No País, em estado de calamidade pública, já são 2.433 casos e 57 mortes identificados pelo ministério da Saúde.

Confira a galeria de imagens:

  • Marquinhos Trad orienta sobre acolhimento em escolas municipais (Foto: Kísie Ainoã)
  • (Foto: Kísie Ainoã)
  • (Foto: Kísie Ainoã)
  • (Foto: Kísie Ainoã)
  • (Foto: Kísie Ainoã)
  • (Foto: Kísie Ainoã)
Nos siga no Google Notícias