A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

28/10/2011 18:43

Escorpião estava dentro de sapato de menina; aracnídeo deu três picadas

Ana Paula Carvalho e Francisco Júnior

De janeiro a agosto deste ano foram registrados 109 casos de pessoas picadas por escorpiões na Capital

Maria Eduarda foi picada três vezes por escorpião. (Foto: Divulgação)Maria Eduarda foi picada três vezes por escorpião. (Foto: Divulgação)

O escorpião que picou a menina Maria Eduarda Rissi, de 3 anos, estava escondido dentro do sapato da criança. De acordo com a família, ela estava brincando de matar bichinhos de luz no quintal de casa, no bairro São Francisco, quando pegou o sapato para bater nos insetos. Ela foi picada três vezes no dedo médio da mão direita.

Ela foi levada a UPA do Coronel Antonino, pela família, e já chegou com dores e vômito. O quadro se agravou e quase três horas depois foi transferida para o Hospital Regional. A menina morreu 18 horas depois em decorrência de um edema pulmonar, hemorragia pulmonar e parada cardíaca respiratória.

O coordenados do Civitox (Centro Integrado de Vigilância Toxicológica) afirma que casos graves em decorrência do veneno do escorpião amarelo começaram a ser atendidos neste ano, foram cinco ocorrências, todas em crianças. Antes eles atendiam recebiam apenas casos leves. “O último caso que eu atendi foi de uma menina de um ano e sete meses, ela recebeu soro na primeira hora e sobreviveu”, diz.

De janeiro a agosto deste ano 109 pessoas picadas por escorpiões foram atendidas no Civitox.

Ainda de acordo com ele, não há como saber se a menina sobreviveria, porque não dá para saber quanto de veneno ela recebeu e cada corpo reage de uma maneira ao veneno de animais peçonhentos. Nesses casos, a gravidade é definida nas duas ou três primeiras horas após a picada, se não evoluir depois disso, não evolui mais. “Mas eu posso afirmar que quanto mais precoce o soro, melhor”, diz.

O médico orienta que a população deve ter cuidado com os quintais e terrenos, porque esses aracnídeos se escondem em locais que têm madeiras, restos de construção, grama alta e outros entulhos. “Durante os dias eles ficam escondidos para não serem comidos por pássaros e a noite saem para comer. Quando chove eles se escondem nas casas”, diz.

Ainda de acordo com o médico, uma forma barata e prática de prevenção é jogar água sanitária nos ralos, pias e tanques. “O cheiro espanta o escorpião”, afirma.

O médico lamenta a morte da criança e diz que nunca viu tanta comoção na UTI pediátrica do hospital. “Eu nunca vi uma situação comover tanto uma equipe pediátrica como eu vi ontem com a morte dessa criança. Todos ficaram muito abalados ao ver a mãe dizendo ‘levanta minha filha, depois de amanhã é seu aniversário. A festinha já está pronta’”, contou.

Maria Eduarda faria aniversário na próxima segunda-feira e a festa já estava organizada para acontecer no próximo sábado.



Que Deus dê muita força a esta familia neste momento de muita dor. Perder um filho é muito doloroso.

Que estes pais tenham muita fé e resignação em Deus, pois apenas ELE para cicatrizar essa ferida que se abriu no coração.

Que esta linda criança fiquem bem e seja amparada espiritualmente. A dor desta familia é a dor de minha familia. Estamos solidários em pensamento.
 
Tânia Moura em 30/10/2011 02:26:00
Deus amado e misericordioso conforta o coração desses pais que agora estão despedaçados pela morte desse lindo anjinhooooo...chorei e me comovi com essa tragédia familiar ... de a eles o conformo o alivio da dor .... fortifiquem seu coração em Deus e erga os joelhos vacilantes para essa nova caminhada ... e que Deus tenha piedade do Sr. João Batista
 
Deinha Porto em 29/10/2011 11:24:32
O Nosso bom Deus é amor!E acima de tudo devemos temê-lo e confiar Nele,pois Ele é o nosso único Salvador! Jesus veio a terra para nos mostrar do que o homem é capaz...A dor da morte é imensa...E só Jesus para nos confortar e nos dá a força para superar! Tenho vergonha de ler o comentário do João Batista que diz"Esse deus de quem tanto se fala, é uma grande mentira". Força Família, Deus é amor!
 
Aline Nogueira em 29/10/2011 09:57:52
PEÇO DE TODA FÉ E CORAÇÃO QUE DEUS CONFORTE ESSA FAMILIA, QUE ACALENTE ESTE CORAÇÃO DE MÃE QUE AGORA ESTA EM PEDAÇOS!!!QUE ESSA LINDA CRIANÇA ESTEJA COM SEUS ANJOS, MEU PAI COMO É DIFICIL IMAGINAR ESSE SOFRIMENTO, FICA COM DEUS MAEZINHA!!!!SINTO MUITO MESMO, GOSTARIA DE TER O PODER DE MUDAR AS COISAS, NÃO CONHEÇOS VCS MAS TENHO UM FILHO LINDO DE 4 ANOS E NEM QUERO IMAGINAR UMA COISA DESSA!!!
 
katiuscia batista em 29/10/2011 09:03:47
Que Deus dê força para essa família. Como é lamentável a saúde pública, cada as ambulâncias para atendimento, isso era grave, picada de inseto peçonhento, é grave, que protocolo é esse, quero ver os responsáveis por esse "assassinato" sem punidos, ou vai terminar também em pizza, como termina tudo nesse brasil.
 
klaus fantin em 29/10/2011 08:59:09
Somente Deus para confortar essa família destruída por essa perda....Com Deus Pai eles serão acalentados e confortados. Que nessa família nasça ainda muitas crianças com a graça divina! Uma não substitui a outra, mas ainda há esperança para eles. Digno de pena também é o pobre João Batista. Que comentário infeliz...não coloque Deus à prova.Acredite enquanto é tempo.Sua vida deve ser fútil e vazia.
 
Raquel Ferraro em 29/10/2011 03:11:13
Esse deus de quem tanto se fala, é uma grande mentira.
Pra falar a verdade; Jesus só trouxe desgraça sobre aterra. se lembram de quantas crianças foram passadas à fio deespada por ordem de Herodes? Onde estava Deus que assim o permitiu? De mais a mais, esse Jesus nunca provou nada, apenas conversou fiado,
E deixou uma herança de aproveitadores da fé dos menos esclarecidos.Pior que político
 
João Batista em 29/10/2011 01:02:51
Fiquei muito comovido com a notícia. Tenho filhos da mesma idade da menina e imagino a dor que a família está sentindo.
 
Fernando Vaccari em 28/10/2011 10:43:11
POBRE CRIANÇA QUE DEUS tenha junto dele
 
paulo cesar em 28/10/2011 10:33:28
DEUS de conforto a essa Familia...mas ficar tres horas esperando o atendimento mesmo que seja obrigatorio....sou pai também e teria tomado outra atitude...levaria o mais rápido possível a um atendimento com ou sem SAMU ...entendo que no desespero a gente fica sem cabeça pra isso....mas seria o meu gesto..infelizmente não podemos contar com o nosso serviço público...
 
leandro oliveira dos anjos em 28/10/2011 09:59:38
- Que infelicidade, uma perda irreparável. Aos pais e parentes, pesames e que Deus os protejam. Gente, vamos abrir os olhos... e tambem vamos abrir nossas portas para os agentes de saude. Vamos limpar nossas casas. Vamos colocar valvulas nos sistemas de esgoto e vamos controlar mecanicamente através da limpeza de nossos terrenos. Foi uma fatalidade. Infelizmente.
 
Zuza Ratier em 28/10/2011 09:46:09
Lamentável o que aconteceu com a menininha. As crianças, assim como os idosos, tem muito mais chance de morrer por uma picada de escorpião. Todo cuidado é pouco!
 
Simone Halfen em 28/10/2011 09:23:00
DESCANSE EM PAZ PRIMINHAA Q DEUUS TE ILUME TODOOS OS DIIIA
Q DEUUS CUIDE DE VALMIR E DA SUA ESPOSA FIKEM COM DEUUS .
 
JULIANA ARAUJO em 28/10/2011 09:18:12
Só deus para dar forças a essa mae,aliás á familia.muito triste.deus assim os conforte.
 
elza haito de oliveira em 28/10/2011 09:11:34
Que Deus de força e coragem a essa familia,pra poder supera ador da falta de um anjo. Tenho uma filha da idade da Maria Eduarda,estou de coração partido so de imagina a falta que fara essa criança!
 
Lucilene Ferreira em 28/10/2011 08:29:39
Não entendo como um médico (SAMU) faz uma consulta por telefone e acha que não é grave ... eles esquecem que todos os atendimento de saúde é GRAVE...e ainda não informa o hospital especializado (CIVITOX) , e agora aparecem dando desculpinhas ....QUE VERGONHA EM SAMU E TODA CORPORAÇÃO VCS ESTÃO AI PARA SALVAR VIDAS... NÃO PARA FICAR ATENDENDO TELEFONE E PASSANDO INFORMAÇÕES ERRADAS.
 
Fernando Fernandes em 28/10/2011 07:51:54
Que DEUS possa dar muita força a essa familia , que esta passando por essa prova dolorosa,que é a separação de alguém que tanto amamos.Quero que saibam que DEUS esta junto com vocês e com o tempo vão entender que todos tem seu tempo e sua missão.Pois ela é um anjinho que DEUS precisou resgatar p/ estar junto com ele.
 
Adriana Ruiz em 28/10/2011 07:45:10
Lamentável!!!!
Sem palavras.... Essa vida nos reserva surpresas. Que as vezes realmente não entendo a VIDA. Essa menina, com 3 aninhos, ja recebendo e dando carinho aos pais, se vai do dia para a noite, deixando seus Pais inconsoláveis. Some, deixa de existir.... E ae.. Meu DEUS. Como viver apos uma fatalidade dessas. Tenho uma filha que irá fazer 3 anos dia 10 de novembro. Deus conforte voces.
 
Odail Gomes em 28/10/2011 07:16:43
Deus do ceu tenha piedade dessa mae, só o sr pra dar forças para essa familia numa situaçao terrivel como essa, que nossa senhora conforte o coraçao dessa mae e que ela consiga, de uma maneira ou de outra viver com essa dor imensuravel. Deus abençoe a todos
 
paulo neto em 28/10/2011 07:12:54
Sem dúvida uma grande fatalidade e um agir demorado.
A região do Bairro Cabreuva, próxino a escola E E Riachuelo tem um grande população de escorpião, já acionamos a PMCG, marcaram mas não comparecem, estamos aguardando, quem sabe agora?
 
Ulisses Araújo em 28/10/2011 07:08:09
Que Deus e Jesus Cristo conforte esta família. Não posso dizer o quanto sinto, pois somente quem passa por uma tragédia assim saber a dor, e imagino eu, seja incalculável e sem remédio que a cure.
Que nossas famílias cuidem bem de seus quintais e denunciem terrenos baldios, só assim poderemos diminuir tanto os casos de dengue quanto outros, como por exemplo, o de escorpiões.
 
Wellington Sampaio em 28/10/2011 06:56:19
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions