A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Fevereiro de 2019

28/10/2011 18:43

Escorpião estava dentro de sapato de menina; aracnídeo deu três picadas

Ana Paula Carvalho e Francisco Júnior

De janeiro a agosto deste ano foram registrados 109 casos de pessoas picadas por escorpiões na Capital

Maria Eduarda foi picada três vezes por escorpião. (Foto: Divulgação)Maria Eduarda foi picada três vezes por escorpião. (Foto: Divulgação)

O escorpião que picou a menina Maria Eduarda Rissi, de 3 anos, estava escondido dentro do sapato da criança. De acordo com a família, ela estava brincando de matar bichinhos de luz no quintal de casa, no bairro São Francisco, quando pegou o sapato para bater nos insetos. Ela foi picada três vezes no dedo médio da mão direita.

Ela foi levada a UPA do Coronel Antonino, pela família, e já chegou com dores e vômito. O quadro se agravou e quase três horas depois foi transferida para o Hospital Regional. A menina morreu 18 horas depois em decorrência de um edema pulmonar, hemorragia pulmonar e parada cardíaca respiratória.

O coordenados do Civitox (Centro Integrado de Vigilância Toxicológica) afirma que casos graves em decorrência do veneno do escorpião amarelo começaram a ser atendidos neste ano, foram cinco ocorrências, todas em crianças. Antes eles atendiam recebiam apenas casos leves. “O último caso que eu atendi foi de uma menina de um ano e sete meses, ela recebeu soro na primeira hora e sobreviveu”, diz.

De janeiro a agosto deste ano 109 pessoas picadas por escorpiões foram atendidas no Civitox.

Ainda de acordo com ele, não há como saber se a menina sobreviveria, porque não dá para saber quanto de veneno ela recebeu e cada corpo reage de uma maneira ao veneno de animais peçonhentos. Nesses casos, a gravidade é definida nas duas ou três primeiras horas após a picada, se não evoluir depois disso, não evolui mais. “Mas eu posso afirmar que quanto mais precoce o soro, melhor”, diz.

O médico orienta que a população deve ter cuidado com os quintais e terrenos, porque esses aracnídeos se escondem em locais que têm madeiras, restos de construção, grama alta e outros entulhos. “Durante os dias eles ficam escondidos para não serem comidos por pássaros e a noite saem para comer. Quando chove eles se escondem nas casas”, diz.

Ainda de acordo com o médico, uma forma barata e prática de prevenção é jogar água sanitária nos ralos, pias e tanques. “O cheiro espanta o escorpião”, afirma.

O médico lamenta a morte da criança e diz que nunca viu tanta comoção na UTI pediátrica do hospital. “Eu nunca vi uma situação comover tanto uma equipe pediátrica como eu vi ontem com a morte dessa criança. Todos ficaram muito abalados ao ver a mãe dizendo ‘levanta minha filha, depois de amanhã é seu aniversário. A festinha já está pronta’”, contou.

Maria Eduarda faria aniversário na próxima segunda-feira e a festa já estava organizada para acontecer no próximo sábado.

Homem reclama de copo e leva surra de segurança em casa de samba
Um homem de 52 anos procurou a Polícia Civil depois de ser agredido em uma casa de samba na Vila Carvalho, em Campo Grande. O fato ocorreu na noite d...
Corpo em decomposição é achado perto de plantação em chácara
João Xito Rivas Arguelho, 65 anos, foi encontrado morto perto de uma plantação de mandioca na tarde deste sábado (16), em chácara localizada na BR-06...


Que Deus dê muita força a esta familia neste momento de muita dor. Perder um filho é muito doloroso.

Que estes pais tenham muita fé e resignação em Deus, pois apenas ELE para cicatrizar essa ferida que se abriu no coração.

Que esta linda criança fiquem bem e seja amparada espiritualmente. A dor desta familia é a dor de minha familia. Estamos solidários em pensamento.
 
Tânia Moura em 30/10/2011 02:26:00
Deus amado e misericordioso conforta o coração desses pais que agora estão despedaçados pela morte desse lindo anjinhooooo...chorei e me comovi com essa tragédia familiar ... de a eles o conformo o alivio da dor .... fortifiquem seu coração em Deus e erga os joelhos vacilantes para essa nova caminhada ... e que Deus tenha piedade do Sr. João Batista
 
Deinha Porto em 29/10/2011 11:24:32
O Nosso bom Deus é amor!E acima de tudo devemos temê-lo e confiar Nele,pois Ele é o nosso único Salvador! Jesus veio a terra para nos mostrar do que o homem é capaz...A dor da morte é imensa...E só Jesus para nos confortar e nos dá a força para superar! Tenho vergonha de ler o comentário do João Batista que diz"Esse deus de quem tanto se fala, é uma grande mentira". Força Família, Deus é amor!
 
Aline Nogueira em 29/10/2011 09:57:52
PEÇO DE TODA FÉ E CORAÇÃO QUE DEUS CONFORTE ESSA FAMILIA, QUE ACALENTE ESTE CORAÇÃO DE MÃE QUE AGORA ESTA EM PEDAÇOS!!!QUE ESSA LINDA CRIANÇA ESTEJA COM SEUS ANJOS, MEU PAI COMO É DIFICIL IMAGINAR ESSE SOFRIMENTO, FICA COM DEUS MAEZINHA!!!!SINTO MUITO MESMO, GOSTARIA DE TER O PODER DE MUDAR AS COISAS, NÃO CONHEÇOS VCS MAS TENHO UM FILHO LINDO DE 4 ANOS E NEM QUERO IMAGINAR UMA COISA DESSA!!!
 
katiuscia batista em 29/10/2011 09:03:47
Que Deus dê força para essa família. Como é lamentável a saúde pública, cada as ambulâncias para atendimento, isso era grave, picada de inseto peçonhento, é grave, que protocolo é esse, quero ver os responsáveis por esse "assassinato" sem punidos, ou vai terminar também em pizza, como termina tudo nesse brasil.
 
klaus fantin em 29/10/2011 08:59:09
Somente Deus para confortar essa família destruída por essa perda....Com Deus Pai eles serão acalentados e confortados. Que nessa família nasça ainda muitas crianças com a graça divina! Uma não substitui a outra, mas ainda há esperança para eles. Digno de pena também é o pobre João Batista. Que comentário infeliz...não coloque Deus à prova.Acredite enquanto é tempo.Sua vida deve ser fútil e vazia.
 
Raquel Ferraro em 29/10/2011 03:11:13
Esse deus de quem tanto se fala, é uma grande mentira.
Pra falar a verdade; Jesus só trouxe desgraça sobre aterra. se lembram de quantas crianças foram passadas à fio deespada por ordem de Herodes? Onde estava Deus que assim o permitiu? De mais a mais, esse Jesus nunca provou nada, apenas conversou fiado,
E deixou uma herança de aproveitadores da fé dos menos esclarecidos.Pior que político
 
João Batista em 29/10/2011 01:02:51
Fiquei muito comovido com a notícia. Tenho filhos da mesma idade da menina e imagino a dor que a família está sentindo.
 
Fernando Vaccari em 28/10/2011 10:43:11
POBRE CRIANÇA QUE DEUS tenha junto dele
 
paulo cesar em 28/10/2011 10:33:28
DEUS de conforto a essa Familia...mas ficar tres horas esperando o atendimento mesmo que seja obrigatorio....sou pai também e teria tomado outra atitude...levaria o mais rápido possível a um atendimento com ou sem SAMU ...entendo que no desespero a gente fica sem cabeça pra isso....mas seria o meu gesto..infelizmente não podemos contar com o nosso serviço público...
 
leandro oliveira dos anjos em 28/10/2011 09:59:38
- Que infelicidade, uma perda irreparável. Aos pais e parentes, pesames e que Deus os protejam. Gente, vamos abrir os olhos... e tambem vamos abrir nossas portas para os agentes de saude. Vamos limpar nossas casas. Vamos colocar valvulas nos sistemas de esgoto e vamos controlar mecanicamente através da limpeza de nossos terrenos. Foi uma fatalidade. Infelizmente.
 
Zuza Ratier em 28/10/2011 09:46:09
Lamentável o que aconteceu com a menininha. As crianças, assim como os idosos, tem muito mais chance de morrer por uma picada de escorpião. Todo cuidado é pouco!
 
Simone Halfen em 28/10/2011 09:23:00
DESCANSE EM PAZ PRIMINHAA Q DEUUS TE ILUME TODOOS OS DIIIA
Q DEUUS CUIDE DE VALMIR E DA SUA ESPOSA FIKEM COM DEUUS .
 
JULIANA ARAUJO em 28/10/2011 09:18:12
Só deus para dar forças a essa mae,aliás á familia.muito triste.deus assim os conforte.
 
elza haito de oliveira em 28/10/2011 09:11:34
Que Deus de força e coragem a essa familia,pra poder supera ador da falta de um anjo. Tenho uma filha da idade da Maria Eduarda,estou de coração partido so de imagina a falta que fara essa criança!
 
Lucilene Ferreira em 28/10/2011 08:29:39
Não entendo como um médico (SAMU) faz uma consulta por telefone e acha que não é grave ... eles esquecem que todos os atendimento de saúde é GRAVE...e ainda não informa o hospital especializado (CIVITOX) , e agora aparecem dando desculpinhas ....QUE VERGONHA EM SAMU E TODA CORPORAÇÃO VCS ESTÃO AI PARA SALVAR VIDAS... NÃO PARA FICAR ATENDENDO TELEFONE E PASSANDO INFORMAÇÕES ERRADAS.
 
Fernando Fernandes em 28/10/2011 07:51:54
Que DEUS possa dar muita força a essa familia , que esta passando por essa prova dolorosa,que é a separação de alguém que tanto amamos.Quero que saibam que DEUS esta junto com vocês e com o tempo vão entender que todos tem seu tempo e sua missão.Pois ela é um anjinho que DEUS precisou resgatar p/ estar junto com ele.
 
Adriana Ruiz em 28/10/2011 07:45:10
Lamentável!!!!
Sem palavras.... Essa vida nos reserva surpresas. Que as vezes realmente não entendo a VIDA. Essa menina, com 3 aninhos, ja recebendo e dando carinho aos pais, se vai do dia para a noite, deixando seus Pais inconsoláveis. Some, deixa de existir.... E ae.. Meu DEUS. Como viver apos uma fatalidade dessas. Tenho uma filha que irá fazer 3 anos dia 10 de novembro. Deus conforte voces.
 
Odail Gomes em 28/10/2011 07:16:43
Deus do ceu tenha piedade dessa mae, só o sr pra dar forças para essa familia numa situaçao terrivel como essa, que nossa senhora conforte o coraçao dessa mae e que ela consiga, de uma maneira ou de outra viver com essa dor imensuravel. Deus abençoe a todos
 
paulo neto em 28/10/2011 07:12:54
Sem dúvida uma grande fatalidade e um agir demorado.
A região do Bairro Cabreuva, próxino a escola E E Riachuelo tem um grande população de escorpião, já acionamos a PMCG, marcaram mas não comparecem, estamos aguardando, quem sabe agora?
 
Ulisses Araújo em 28/10/2011 07:08:09
Que Deus e Jesus Cristo conforte esta família. Não posso dizer o quanto sinto, pois somente quem passa por uma tragédia assim saber a dor, e imagino eu, seja incalculável e sem remédio que a cure.
Que nossas famílias cuidem bem de seus quintais e denunciem terrenos baldios, só assim poderemos diminuir tanto os casos de dengue quanto outros, como por exemplo, o de escorpiões.
 
Wellington Sampaio em 28/10/2011 06:56:19
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions