ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Estacionamento rotativo garante vagas para consumidores em Campo Grande

Informe à População | 03/07/2017 06:40
Consumidor adquire "tempo" para usar parquímetro no centro de Campo Grande. "Hoje, o estacionamento rotativo realmente funciona na Capital". (Foto: Marcos Ermínio)
Consumidor adquire "tempo" para usar parquímetro no centro de Campo Grande. "Hoje, o estacionamento rotativo realmente funciona na Capital". (Foto: Marcos Ermínio)

Implantado com o objetivo de possibilitar a alternância do uso de vagas na região central de Campo Grande, o estacionamento rotativo vem contribuindo para aprimorar a comodidade da população durante as compras e incrementar o comércio da cidade.  

Principalmente a partir de 2016, pode-se afirmar que o estacionamento rotativo realmente funciona no centro da Capital.

"O serviço havia caído em descrédito, porque muitos trabalhadores do comércio estacionavam seus carros em frente ao local de trabalho de manhã e só retiravam no final da tarde, sem qualquer tipo de penalidade. Faltava fiscalização e orientação”, explica o sócio-proprietário da FlexPark, Thiago Domingues Nogueira, 32. 

Pesquisa encomendada pela empresa, mostra que existem cerca de 5 mil trabalhadores atuantes no comércio da região central. Desse total, apenas 30% são usuários do transporte público coletivo, enquanto que 70% vão trabalhar de carro e estacionam justamente nas vagas destinadas aos consumidores.

“Recebemos muitas reclamações, principalmente de comerciantes, que queriam ter vagas disponíveis na frente de seus estabelecimentos. Intensificamos a fiscalização e, hoje, o consumidor pode sair de casa com a certeza de que vai encontrar uma vaga quando for fazer suas compras", frisa. 

O empresário garante que o consumidor não mais precisa dar voltas nas quadras e perder tempo procurando um estacionamento, "o que levava muita gente a desistir das compras, impedindo o crescimento e lucratividade dos empresários".

Fachada da FlexPark, na região central de Campo Grande. (Foto: Marcos Ermínio)
Fachada da FlexPark, na região central de Campo Grande. (Foto: Marcos Ermínio)

Melhorias na cidade – Parte do valor arrecadado com a cobrança pelo estacionamento rotativo, referente à taxa de remuneração da concessão, é destinada aos cofres públicos municipais para que seja revertido em melhorias no trânsito de Campo Grande. 

Das alíquotas de tributos mensais, 5% vai para ISSQN (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza), 0,65% para PIS (Programa Integração Social), 3% Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) e INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) Patronal, pago sobre a folha de pagamento.

Já as alíquotas dos tributos sobre o faturamento trimestral (sobre a receita bruta auferida mensalmente, de 16,33%), contempla-se 2,88% de Contribuição Social, 4,80% de Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ), e ainda 10% de IRPJ, quando o faturamento excede R$ 60 mil.

"Em torno de 28,5% vai para Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), que investe em desenvolvimento, em sinalização e serviços como tapa-buraco. É um valor que retorna para a população em benefícios na cidade. Por isso é fundamental estar sempre se buscando o reequilíbrio financeiro e econômico da empresa", ressalta.

Thiago Domingues Nogueira é sócio-proprietário da FlexPark.
Thiago Domingues Nogueira é sócio-proprietário da FlexPark.

Capacitação constante - Do valor arrecadado, parte também é destinada à capacitação de seus orientadores. 

"Pesquisa encomendada pela FlexPark também mostrou que houve uma expressiva queda no movimento do comércio local devido a fatores como a atual crise política, que afeta diretamente a economia, mas também pela falta de vagas no centro", explica Thiago.

Como havia muita reclamação da falta de fiscalização, o foco da nova administração da empresa voltou-se fortemente à capacitação de seus colaboradores - investimento constante realizado pela concessionária.

"O resultado vem sendo excelente. Nosso orientadores estão cada vez mais preparados para ajudar as pessoas", pontua. 

O sistema de estacionamento rotativo FlexPark possui 63 orientadores, sendo 3 supervisores, capacitados e estrategicamente posicionados para auxiliar motoristas, monitorar vagas e inibir irregularidades. Dão força ao "time" outros 17 funcionários administrativos.

Recentemente foi contratado um sistema de treinamento, válido pelo período de 1 ano, para que todos os orientadores e funcionários administrativos participem de cursos específicos.

Para isso foi contratada a empresa "Sem Mais Desculpas" tendo seus cursos ministrados pelos palestrantes Aly Baddauhy Jr e Paulo .

“A finalidade é aprimorar a qualidade do atendimento à população e a qualidade do próprio parquímetro”, esclarece Thiago.

Ele, cita, como exemplo, o aplicativo que será lançado no mês de setembro que permitirá aos clientes comprar pelo celular horas de estacionamento e saber quais vagas estão disponíveis no centro da cidade. A tecnologia funcionará nas plataformas Android eIOS, e será disponibilizado na GooglePlay, na AppStore e no site da FlexPark.

Orientador da FlexPark em plena atuação no centro da Capital. Investimento em capacitação é constante. (Foto: André Bittar)
Orientador da FlexPark em plena atuação no centro da Capital. Investimento em capacitação é constante. (Foto: André Bittar)
Nos siga no Google Notícias