ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUARTA  07    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Estado transfere dezenas de presos da Máxima para novo presídio da Capital

A operação envolve policiais o Bope, Cope, PRF (Polícia Rodoviária Federal), BPMTran e o helicóptero Harpia

Viviane Oliveira e Danielle Errobidarte | 03/02/2020 09:45
Estado transfere dezenas de presos da Máxima para novo presídio da Capital
Policiais em frente ao presídio de Segurança Máxima (Foto: Marcos Maluf)

Operação envolvendo várias forças policiais foi deflagrada na manhã desta segunda-feira (3) para transferir detentos do Presídio de Segurança Máxima Jair Ferreira de Carvalho, no Complexo Penitenciário do Jardim Noroeste, para a nova Penitenciária Estadual Masculina da Gameleira, localizada na MS-455, em Campo Grande.

A Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) não divulgou a quantidade de presos que serão transferidos. Mas saíram da Máxima ao menos 7 vans, 1 de apoio e as outras 6 com 8 a 10 lugares cada, o que totaliza cerca de 50 pessoas. De regime fechado, a nova casa de detenção tem capacidade para comportar 603 presos.

A operação envolve policiais do Bope (Batalhão de Operações Especiais), Cope (Comando de Operações Penitenciárias), PRF (Polícia Rodoviária Federal), BPMTran (Batalhão de Polícia Militar de Trânsito) e o helicóptero Harpia, do Grupo de Policiamento Aéreo.

O nome dos presos não foi divulgado, nem qual o critério para transferência. A Penitenciária de Segurança Máxima, localizada na saída para Três Lagoas, é dominada pela facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital). 

O novo presídio foi construído em concreto usinado, material que dificulta a escavação de túneis. Os portões da penitenciária são abertos a partir do piso superior, mecanismo que evita contato direto do agente com o detento.

Ao mesmo tempo, acontece no Presídio de Segurança Máxima, uma operação da Polícia Civil do Tocantins desencadeada para cumprir mandado depois da descoberta de plano para matar um juiz daquele estado.

Estado transfere dezenas de presos da Máxima para novo presídio da Capital
Policial do Bope e do Choque se preparam para fazer a transferência dos presos (Foto: Marcos Maluf)

Nos siga no Google Notícias