ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, TERÇA  01    CAMPO GRANDE 14º

Capital

Ex-presidente da OAB morre aos 87 anos; corpo será cremado hoje

Augusto José Corrêa da Costa, segundo presidente da OAB/MS morreu nesta segunda-feira (30)

Por Bruna Marques | 01/07/2025 06:46
Ex-presidente da OAB morre aos 87 anos; corpo será cremado hoje
Augusto Corrêa da Costa durante discurso na sede da OAB/MS, em Campo Grande (Foto: Divulgação/OAB/MS)

Morreu nesta segunda-feira (30), aos 87 anos, o advogado Augusto José Corrêa da Costa, segundo presidente da OAB Seccional Mato Grosso do Sul e Membro Honorário Vitalício da instituição. A família optou pela cremação e o velório ocorrerá no cemitério Jardim das Palmeiras, das 11h às 15h desta terça-feira (1º), em Campo Grande.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Augusto José Corrêa da Costa, segundo presidente da OAB-MS e figura fundamental para a instituição, faleceu aos 87 anos nesta segunda-feira (30). O velório ocorrerá nesta terça (1º), em Campo Grande, e a família optou pela cremação. A causa da morte não foi divulgada.Corrêa da Costa liderou a OAB-MS na gestão 1981/1982, viabilizando a primeira sede própria. Recebeu a Medalha Heitor Medeiros, maior honraria da seccional, e era Membro Honorário Vitalício. A OAB-MS decretou luto oficial e lamentou a perda do advogado, descrito como um líder visionário e humanista por colegas. Seu último discurso público foi em julho de 2024, na comemoração dos 30 anos do Estatuto da Advocacia. Corrêa da Costa era sobrinho do ex-governador Fernando Corrêa da Costa e padrinho da senadora Tereza Cristina.

A causa da morte não foi divulgada. Corrêa da Costa teve papel fundamental na consolidação da OAB/MS, que presidiu no biênio 1981/1982. Durante sua gestão, viabilizou a construção da primeira sede própria da entidade, na Rua José Santiago. Também foi agraciado com a Medalha Heitor Medeiros, maior honraria da seccional.

Em nota oficial, a OAB/MS decretou luto e manifestou “profundo pesar” pela perda. “Doutor Guto, como era carinhosamente chamado pelos amigos, foi um presidente espetacular. Tive a honra de homenageá-lo no ano passado, e ele fez um discurso memorável que jamais esquecerei. A advocacia de Mato Grosso do Sul está enlutada”, declarou o presidente da instituição, Bitto Pereira.

O Conselheiro Federal Mansour Elias Karmouche, que também é Membro Honorário Vitalício, destacou a importância de Corrêa da Costa para a advocacia sul-mato-grossense. “Foi um presidente à frente do seu tempo, com sua nobreza, seu tratamento diferenciado, ajudou a construir a nossa gloriosa instituição com seus ensinamentos.”

Hélvio de Freitas Pissurno, também Membro Honorário Vitalício, descreveu o colega como “grande presidente, pensador genial, humanista vocacionado. Seu passamento enluta nossa classe e a torna órfã de um dos seus maiores vultos”.

Durante comemoração dos 30 anos do Estatuto da Advocacia, em julho de 2024, Corrêa da Costa fez seu último discurso público, reafirmando o compromisso com a liberdade, a democracia e o papel essencial dos advogados na construção da justiça.

Augusto é sobrinho do ex-governador de Mato Grosso do Sul, Fernando Corrêa da Costa, primo e padrinho da senadora sul-mato-grossense Tereza Cristina.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


Nos siga no Google Notícias