ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Exame diz que Filipe, em tratamento nos EUA, precisará de transplante de fígado

Marta Ferreira | 05/01/2012 16:19
Filipe, com a mãe, no dia da viagem aos Estados Unidos. (Foto: Simão Nogueira)
Filipe, com a mãe, no dia da viagem aos Estados Unidos. (Foto: Simão Nogueira)

A família do menino Filipe, de 3 anos, que está em Boston, nos Estados Unidos, para o tratamento de uma doença rara, a histiocitiose de células Langer Hans, teve hoje uma notícia boa e outra ruim sobre o estado de saúde da criança. Um exame feito no garoto, há cerca de 10 dias, detectou que, por causa do longo tratamento que incluiu quimioterapia, o fígado de Filipe está comprometido e ele vai precisar fazer um transplante.

Só após o transplante o menino poderá receber as doses do medicamento Clorafabine, fornecido pelo Ministério da Saúde após a Justiça determinar e também bem por meio de doação do pecuarista Antônio Moraes Neto.

A notícia boa recebida pela família de Filipe é que, em relação à histiocitiose, foi identificado que a doença está em remissão, ou seja, ele está melhorando. Isso aumenta as possibilidades de que, feito o transplante, o tratamento com o medicamento tenha bons resultados.

A família foi aos Estados Unidos para consultas visando o uso do medicamento, originalmente criado para leucemia. Quando Filipe fez a consulta com a equipe médica responsável pela pesquisa com o medicamento, eles decidiram investigar como estava o fígado do garoto e a biópsia mostrou que o órgão está comprometido.

De acordo com as informações obtidas junto à família do garoto, agora a equipe médica vai se reunir, para decidir a respeito do transplante.

Filipe foi para os Estados com os pais e os irmãos em novembro. Não há previsão de sua volta. Todo o tratamento e a estadia nos Estados Unidos tem alto custo. A campanha de doação, por meio de um site doado à família, continua.

O endereço é www.ajudefilipe.com.br

Nos siga no Google Notícias