ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Família acredita em gripe suína, mas diz que pedreiro era soropositivo

Luciana Brazil e Aliny Mary Dias | 29/05/2013 13:20
Mãe diz que agora ficou sozinha com a morte do filho. (Foto:Marcos Ermínio)
Mãe diz que agora ficou sozinha com a morte do filho. (Foto:Marcos Ermínio)
Cezar, segundo a família, era portador do vírus da Aids. (Foto:Reprodução)
Cezar, segundo a família, era portador do vírus da Aids. (Foto:Reprodução)

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) deve apresentar no prazo de 60 dias a causa da morte do pedreiro Cezar Melo Chaves, 32 anos, que morreu na madrugada de hoje, em Campo Grande, com suspeita da gripe H1N1. A família da vítima autorizou o exame necroscópico e o material coletado será enviado para um laboratório de São Paulo. O resultado sai no prazo máximo de 60 dias.

Além da suspeita da gripe Influenza, a família da vítima soube, na manhã de hoje, que Cezar era portador do vírus da Aids. A mãe dele, Iva Melo Chaves, 68 anos, ficou surpresa com a notícia e garante que nunca desconfiou da doença. “A gente não imaginava isso. Ele era tão caseiro, não bebia e não fumava”.

O irmão de Cezar, Daniel Melo Chaves, 38 anos, contou que um médico do SVO (Serviço de Verificação de Óbito), para onde foi levado o corpo de Cezar, teria telefonado, na manhã de hoje, dizendo que a morte, provavelmente, foi causada pelo vírus da gripe H1N1. Na mesma ligação, o médico também teria informado sobre o vírus da Aids.

Há menos de dois meses, a família foi surpreendida com outra morte, a do pai de Cezar. O homem de 54 anos teve uma parada cardíaca e morreu. “Agora fiquei sozinha. Depois que meu marido morreu, ele ficou sendo o homem da casa e agora estou sozinha”.

Segundo a família, Cezar já estava passando mal há pelo menos 15 dias. “Ele começou com gripe, febre, dor no corpo, tosse e fraqueza”, contou Daniel. Considerado tímido pela família, até mesmo dentro de casa, Cezar não reclamava de dor, apenas ficava deitado.

Entre remédios caseiros e xaropes, Cezar foi tratado pela mãe, como se estivesse com uma gripe comum. “No começo da semana ele melhorou, mas continuava deitado em casa. Ele tinha tosse seca e curta e não queria ir ao médico”, lembrou a mãe.

A mãe chegou a pensar que o filho estivesse abatido com a morte do pai. “No começo em nem me preocupei muito porque pensei que pudesse ser depressão por causa do pai”.

O quadro do jovem se agravou ontem, por volta das 18h30, quando ele pediu à mãe um xarope. “Ele disse que estava com dor no pulmão”, lembra Iva.

Depois de tomar o xarope, Iva lembra que o filho melhorou. “Eu saí, fui ao mercado, quando voltei ele estava passando muito mal. Estava branco, como uma parede, e gelado”.

Iva conta que pediu socorro ao filho Daniel que mora ao lado. Cezar foi levado para o UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Guanandi, por volta das 20 horas.

Lá, segundo a família, ele foi para o balão de oxigênio e já estava muito fraco. Cezar foi encaminhado para Santa Casa, por volta das 23 horas.

“Quando chegou à Santa Casa, eu vi eles levando meu irmão para uma sala onde ficam as pessoas mortas”, afirmou Daniel, por isso ele acredita que o irmão chegou morto ao hospital.

Nos siga no Google Notícias