A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

09/09/2014 17:45

Família e dedicação fazem escola municipal bater Colégio Militar no Ideb

Michel Faustino
A escola obteve uma das notas mais altas do país na avaliação do Ideb. (Foto: Marcelo Calazans)A escola obteve uma das notas mais altas do país na avaliação do Ideb. (Foto: Marcelo Calazans)

Trabalho pedagógico, participação da família, incentivos e dedicação dos professores foram determinantes para que a Escola Municipal Etalívio Pereira Martins, no bairro Monte Castelo, obtivesse uma das melhores notas do país no Ideb (Índice de Desenvolvimento de Educação Básica) divulgado na sexta-feira (6). Na avaliação dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1° ao 5° ano), referente a 2013, a escola alcançou média de 7,1, ultrapassando até mesmo o Colégio Militar da Capital que obteve média de 6,6 nos anos finais do Ensino Fundamental (5° ao 9° ano).

Apesar da pontuação no Ideb de Campo Grande ter diminuído, de 5,8 para 5,4, a escola conseguiu ultrapassar com folga a meta nacional de 4,9, estabelecida pelo MEC (Ministério da Educação), e aumentar a média de 6, em 2011, para 7,1 em 2013. Já a média dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental (5° ao 9° ano) foi de 5,2, cinco décimos maior do que a de 2011, quando atingiram 4,7.

Diretora fala com orgulho do trabalho desenvolvido na escola. (Foto: Marcelo Calazans)Diretora fala com orgulho do trabalho desenvolvido na escola. (Foto: Marcelo Calazans)

A diretora Sandra Aparecida Penrabel fala com orgulho do trabalho desenvolvido há pouco mais de um ano a frente da escola, que possui cerca de 580 alunos. Ela ressalta que o bom resultado é consequência de um esforço conjunto de toda a equipe, unido à boa participação da família e a dedicação dos professores.

“Nós fazemos um grande trabalho pedagógico, principalmente nos anos iniciais, para que as crianças tenham gosto pelo aprendizado na escola. O incentivo dos professores também tem um grande peso neste resultado, além da assídua participação da família dos estudantes”, disse.

Desempenho - Em relação às médias atingidas no último levantamento do Ideb, em 2011, Campo Grande teve um desempenho pior em 2013. Há três anos, os estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental obtiveram 5,8, já no índice divulgado na sexta-feira a média foi de 5,4. Já a nota alcançada pelos alunos dos últimos anos do Ensino Fundamental em 2013 foi 4,7, contra 5,0 obtidos em 2011.

A secretária municipal de Educação Ângela Brito afirmou que trabalhará diversas maneiras para que a média do Ideb melhore na próxima avaliação, em 2015. “Vamos capacitar os professores, fazer monitoramento das escolas e definir estratégias para ministrar os conteúdos da melhor forma possível criando, assim, alternativas para incentivar os alunos a estudarem mais”, disse.

Na contramão dos índices de Campo Grande, a escola alcançou média de 7.1. (Foto: Marcelo Calazans)Na contramão dos índices de Campo Grande, a escola alcançou média de 7.1. (Foto: Marcelo Calazans)
Deputados aprovam projeto que obriga escolas a divulgarem notas do IDEB
Os deputados estaduais aprovaram, nesta quarta-feira (14), o Projeto de Lei 115/13, de autoria de Pedro Kemp (PT), que obriga as escolas de Mato Gros...
Homem joga gasolina e ateia fogo em rosto de esposa enquanto ela dormia
Uma mulher de 27 anos ficou com o rosto desfigurado depois que o próprio marido jogou gasolina e ateou fogo enquanto ela dormia. O caso aconteceu na ...


Parabéns à Escola pelo desempenho e principalmente pela vontade de sempre fazer melhor. Contudo, desaprovo a atitude do Campo Grande News, ao utilizar-se de uma manchete tendenciosa e bem diferente da realidade descrita na reportagem. A Escola Municipal Etalívio Pereira Martins obteve média 7,1 no IDEB apenas quando avaliadas as séries iniciais do Ensino Fundamental, ou seja, do 1º ao 5º ano. O Colégio Militar não possui alunos nesta faixa etária, mas apenas a partir do 6º ano (e não 5º, como apontado na reportagem). Outrossim, nas séries finais do Ensino Fundamental, a Escola Municipal obteve média 5,2; enquanto o Colégio Militar obteve 6,6. Logo, a manchete não condiz com a realidade.
 
Arielle Steiner em 10/09/2014 09:16:44
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions