ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Família e dedicação fazem escola municipal bater Colégio Militar no Ideb

Michel Faustino | 09/09/2014 17:45
A escola obteve uma das notas mais altas do país na avaliação do Ideb. (Foto: Marcelo Calazans)
A escola obteve uma das notas mais altas do país na avaliação do Ideb. (Foto: Marcelo Calazans)

Trabalho pedagógico, participação da família, incentivos e dedicação dos professores foram determinantes para que a Escola Municipal Etalívio Pereira Martins, no bairro Monte Castelo, obtivesse uma das melhores notas do país no Ideb (Índice de Desenvolvimento de Educação Básica) divulgado na sexta-feira (6). Na avaliação dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1° ao 5° ano), referente a 2013, a escola alcançou média de 7,1, ultrapassando até mesmo o Colégio Militar da Capital que obteve média de 6,6 nos anos finais do Ensino Fundamental (5° ao 9° ano).

Apesar da pontuação no Ideb de Campo Grande ter diminuído, de 5,8 para 5,4, a escola conseguiu ultrapassar com folga a meta nacional de 4,9, estabelecida pelo MEC (Ministério da Educação), e aumentar a média de 6, em 2011, para 7,1 em 2013. Já a média dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental (5° ao 9° ano) foi de 5,2, cinco décimos maior do que a de 2011, quando atingiram 4,7.

Diretora fala com orgulho do trabalho desenvolvido na escola. (Foto: Marcelo Calazans)
Diretora fala com orgulho do trabalho desenvolvido na escola. (Foto: Marcelo Calazans)

A diretora Sandra Aparecida Penrabel fala com orgulho do trabalho desenvolvido há pouco mais de um ano a frente da escola, que possui cerca de 580 alunos. Ela ressalta que o bom resultado é consequência de um esforço conjunto de toda a equipe, unido à boa participação da família e a dedicação dos professores.

“Nós fazemos um grande trabalho pedagógico, principalmente nos anos iniciais, para que as crianças tenham gosto pelo aprendizado na escola. O incentivo dos professores também tem um grande peso neste resultado, além da assídua participação da família dos estudantes”, disse.

Desempenho - Em relação às médias atingidas no último levantamento do Ideb, em 2011, Campo Grande teve um desempenho pior em 2013. Há três anos, os estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental obtiveram 5,8, já no índice divulgado na sexta-feira a média foi de 5,4. Já a nota alcançada pelos alunos dos últimos anos do Ensino Fundamental em 2013 foi 4,7, contra 5,0 obtidos em 2011.

A secretária municipal de Educação Ângela Brito afirmou que trabalhará diversas maneiras para que a média do Ideb melhore na próxima avaliação, em 2015. “Vamos capacitar os professores, fazer monitoramento das escolas e definir estratégias para ministrar os conteúdos da melhor forma possível criando, assim, alternativas para incentivar os alunos a estudarem mais”, disse.

Na contramão dos índices de Campo Grande, a escola alcançou média de 7.1. (Foto: Marcelo Calazans)
Na contramão dos índices de Campo Grande, a escola alcançou média de 7.1. (Foto: Marcelo Calazans)
Nos siga no Google Notícias