ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 32º

Capital

"Fantasma" do Jardim Presidente, posto de saúde abandonado é folclore do bairro

Tem sugestões de matéria sobre o seu bairro? Entre em contato conosco pelo número (67) 99669-9563

Aletheya Alves | 11/09/2020 08:44
Portões da obra ficam abertos na Rua Maria Flauzina, Jardim Presidente. (Foto: Kísie Ainoã)
Portões da obra ficam abertos na Rua Maria Flauzina, Jardim Presidente. (Foto: Kísie Ainoã)

Portões abertos convidam para o que deveria ser um posto de saúde e acabou abandonado no Jardim Presidente, região norte de Campo Grande. A empresa responsável desistiu da obra, que começou em 2012, durante a gestão de Alcides Bernal.

Entre os esperançosos e aqueles que entendem o prédio como “fantasma” da rua Maria Flauzina, a opinião é compartilhada quando os moradores falam sobre a dificuldade em chegar até a unidade de saúde mais próxima.

A entrada com portas de blindex dá acesso a 23 cômodos espalhados pela construção, que são preenchidos por terra no piso e poucos itens que sobraram da obra. Moradora do bairro há cerca de uma década, Izabel Maria Dias, de 71 anos, conta que sonhava com o posto finalizado, mas que a esperança acabou indo embora.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Acho que já até me acostumei com ele aí, sem ninguém mexer. Eu tenho sinusite e quando ataca preciso ir rápido para o posto mais perto, só que isso demora uma hora andando, vou no do Estrela Dalva. Nesse sol quente fica pior ainda.

Outro ponto comentado pela moradora é o medo durante a noite. Para se proteger, Izabel explica que prefere não passar na frente da obra, “tem gente que fica usando o que não deve ali de noite. Quando preciso sair dou a volta na quadra ou tento ficar em casa mesmo”.

Espaço possui 23 cômodos espalhados pela construção. (Foto: Kísie Ainoã)
Espaço possui 23 cômodos espalhados pela construção. (Foto: Kísie Ainoã)

Mãe de três filhos pequenos, Fabiane de Lima Fernandes, de 26 anos, é vizinha da construção há dois anos. Questionada sobre a necessidade do posto mais próximo, ela relembra o último susto com uma das crianças.

Eu estava grávida de 4 meses e meu menino de 2 anos desmaiou, tive que pedir socorro para uma conhecida me levar no outro bairro, no desespero. A gente fica pensando que era para ter um posto bem na frente de casa, mas só acumula entulho.

Ainda esperançosa, Fabiana diz que acha possível a retomada das obras no espaço. De acordo com a moradora, uma equipe da prefeitura foi até o local há pouco tempo para realizar limpeza.

Ela explica que depois da última movimentação a crença na mudança tem sido mais intensa. “Precisa fazer algo com isso, dá agonia olhar todo esse espaço parado. Só para pegar dois ônibus e conseguir chegar no posto dá muito trabalho, ainda mais com criança pequena”.

Ambiente que deveria ser recepção do posto de saúde. (Foto: Kísie Ainoã)
Ambiente que deveria ser recepção do posto de saúde. (Foto: Kísie Ainoã)

Questionada sobre como anda o processo da construção, a assessoria da Prefeitura de Campo Grande informou que as ações pararam em 2016, quando o prédio já estava próximo da conclusão. A previsão é de retomada em 2021.

"Atualmente está em processo de reabertura a licitação para a retomada da obra, sendo que esta deverá começar ano que vem".

Motorista, Carlos Roberto, de 49 anos, relata que chegou no bairro quando a obra já estava paralisada.  "Não me preocupo com crime, acho que o pior problema é a falta de um posto no bairro mesmo, todo mundo vê a dificuldade”.

Dentro da área cercada por muros e portões, a presença de alguns tijolos e telhas quebradas fazem a imaginação pensar em como seria a unidade finalizada. "Esperança de ver isso acontecer", como diz Carlos.

Tem sugestão? - Já pensou em alguma sugestão de matéria sobre o seu bairro? Entre em contato com o Campo Grande News pelo Direto das Ruas no número (67) 99669-9563 ou clicando aqui.

Confira a galeria de imagens:

  • (Foto: Kísie Ainoã)
  • (Foto: Kísie Ainoã)
  • (Foto: Kísie Ainoã)
  • (Foto: Kísie Ainoã)
  • (Foto: Kísie Ainoã)
  • (Foto: Kísie Ainoã)
  • (Foto: Kísie Ainoã)
  • (Foto: Kísie Ainoã)
Nos siga no Google Notícias