Farmácias e postos começam a montar estrutura para campanha de vacinação
Primeira fase começa amanhã em farmácias e postos, somente para idosos, e protege contra dois tipos de Influenza

Farmácias e postos de saúde de Campo Grande começaram nesta segunda-feira (23) a organizarem toda a estrutura para receber os idosos para a vacinação contra a gripe, que começa amanhã (24), terça-feira. Em tempo de pandemia de coronavírus, a proteção contra os dois tipos de influenza tem caráter especial e conta com a parceria de 50 farmácias. Clique aqui para saber mais.
Nestes locais, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) orienta que as vacinações contemplam apenas idosos. Além disso, esquema com tendas já está sendo montado em 10 unidades de saúde, UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e UBSfs (Unidades Básicas de Saúde da Família).
Confira os locais e horários de atendimento:
Vacina protege apenas contra gripe - Ainda que os sintomas possam ser similares, a vacina contra a gripe não é imunização contra o novo coronavírus, conforme destaca a Secretaria municipal. Ainda não há vacina disponível para o novo coronavírus (chamados de Sars-Cov-2) e é necessário buscar atendimento em unidade básica de saúde se os sintomas como febre e tosse surgirem.
Entenda os sintomas da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus e o que fazer:
Toda a estrutura integra a campanha de vacinação contra a gripe realizada anualmente pelo Ministério da Saúde, responsável pelo envio das doses.
Conforme a Secretaria de Saúde, equipes vão entregar as doses às unidades com tendas e farmácias ao longo do dia. Equipes vão realizar treinamentos específicos para proteção e higiene em razão da pandemia. As doses da vacina contra a gripe serão armazenadas nas câmaras frias das farmácias que contam com essa estrutura e onde não há, equipes da Sesau levarão caixas especiais onde devem ficar armazenadas.
Procura é intensa – Com o início da vacinação adiado para amanhã (24), muitos idosos já foram até as unidades de saúde e farmácias em busca de vacinação. Quem não foi, ligou, conforme explicaram gestoras de UBSs e farmácias.

No Bairro Guanandi, uma das tendas já foi montada na manhã desta segunda-feira (23) na frente da UBS Dona Neta localizada na Rua Corá. Nesta manhã, a gerente do local reúne-se com equipe da Sesau e outros dirigentes de unidades de saúde sobre o protocolo de atendimento durante a pandemia do coronavírus.
Na Avenida Manoel da Costa Lima, a farmácia Ultrapopular já está pronta para receber os idosos. Gerente, Maísa Maria Trombeta disse que todas as 7 farmácias da rede vão participar da vacinação. Agora, ela só espera as equipes da Sesau com as orientações sobre protocolo e aplicação. No local, a sala de vacinação já está organizada para receber o público a partir de amanhã (24).
Segundo ela, várias pessoas já foram ou ligaram na farmácia questionando sobre as doses, a maioria, disse, idosos, que apesar da imunização não garantir proteção contra no novo coronavírus, não querem ficar ainda mais vulneráveis.

No Aero Rancho, a UBS Dr. João Pereira da Rosa na Avenida Rachel de Queiroz já exibe duas tendas montadas na segunda maior unidade de saúde do bairro. Na Rua da Divisão, a farmácia Droga 10 também está com o espaço pronto.
A gerente Jucinara Escobar, farmacêutica, disse que o local também apresenta sala de vacinação e agora, é só esperar as doses e a orientações da Sesau.
“Tem muita procura desde que a loja abriu, já recebi umas 10 ligações e já tem idosos vindo”, disse Jucinara.
A primeira fase da campanha de vacinação contra a gripe começa na terça-feira (24) em Campo Grande. O Dia D de mobilização nacional será realizado no dia 9 de maio e término da campanha está previsto para o dia 22 de maio. Segundo o Ministério da Saúde, a antecipação da campanha tem dois objetivos: o primeiro deles é facilitar e acelerar o diagnóstico do novo coronavírus (Covid-19) e evitar que o sistema de saúde fique sobrecarregado com casos de influenza.