Vacinação contra a gripe começa nesta terça em 10 tendas e 50 farmácias
As doses das vacinas que serão aplicadas nas drogarias e farmácias serão disponibilizadas pelo SUS

Adiada, a vacinação contra a gripe em Campo Grande começa amanhã (24), mas de forma inédita em tempos de pandemia. Tendas foram montadas em 10 unidades de saúde para receber somente quem tomará a dose e evitar mais aglomeração nos postos. Além disso, farmácias da rede privada, espalhadas pela cidade, também aplicarão a vacina.
O decreto do prefeito Marquinhos Trad (PSD) divulgado na sexta-feira (20) deixa claro que não haverá doses contra a gripe fora dos 10 postos escolhidos como locais para a imunização. As doses das vacinas que serão aplicadas nas drogarias e farmácias serão disponibilizadas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) sem custo algum para a população.
“A aplicação das vacinas deverá ser realizada por profissionais de saúde, devidamente habilitados e registrados perante o respectivo conselho de fiscalização profissional (técnicos em enfermagem, enfermeiros e farmacêuticos, por exemplo)”, determina o decreto.
O Dia D de mobilização nacional será realizado no dia 9 de maio e término da campanha está previsto para o dia 22 de maio. Segundo o Ministério, a antecipação da campanha tem dois objetivos: o primeiro deles é facilitar e acelerar o diagnóstico do novo coronavírus (Covid-19) e evitar que o sistema de saúde fique sobrecarregado com casos de influenza.