ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Na Capital, vacinação contra gripe será em 10 tendas e farmácias

Os endereços dos locais de vacinação ainda não foram divulgados; campanha começa com idosos e profissionais da saúde na segunda

Anahi Zurutuza | 20/03/2020 13:30
No ano passado, tendas foram montadas em alguns pontos da cidade para o Dia D da campanha de vacinação contra a gripe (Foto: Fernanda Palheta/Arquivo)
No ano passado, tendas foram montadas em alguns pontos da cidade para o Dia D da campanha de vacinação contra a gripe (Foto: Fernanda Palheta/Arquivo)


Seguindo o calendário estabelecido pelo Ministério da Saúde, a vacinação contra a gripe em Campo Grande começa na próxima segunda-feira, dia 23, mas de forma inédita em tempos de pandemia. Tendas serão montadas em 10 unidades de saúde para receber somente que tomará a dose e evitar mais aglomeração nos postos. Além disso, farmácias da rede privada, espalhadas pela cidade, também aplicarão a vacina.

As regras de execução da campanha de forma descentralizada estão no Diário Oficial do município desta sexta-feira (20). O decreto do prefeito Marquinhos Trad (PSD) deixa claro que não haverá doses contra a gripe foram dos 10 postos escolhidos como locais para a imunização.

A vacina também aplicada nas farmácias credenciadas também será gratuita. “A aplicação das vacinas deverá ser realizada por profissionais de saúde, devidamente habilitados e registrados perante o respectivo conselho de fiscalização profissional (técnicos em enfermagem, enfermeiros e farmacêuticos, por exemplo)”, determina o decreto.

Veja os locais de vacinação: 

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Arte: Ricardo Gael


Calendário - Em cenário atípico, por causa do avanço do novo coronavírus no Brasil, a campanha contra a gripe vai até o dia 22 de maio. Conforme a SES (Secretaria Estadual de Saúde), serão distribuídos 14 lotes a Mato Grosso do Sul, um total de 1 milhão de doses. A meta, ao longo das três etapas, é vacinar pelo menos 90% de um total de 902 mil pessoas.

A ideia é garantir a vacinação de todo o público-alvo, que agora tem no coronavírus mais um motivo de preocupação. Dessa forma, tendo em vista serem as vítimas mais vulneráveis à Covid-19, os idosos serão o primeiro público da campanha, junto com os profissionais de saúde, entre o dia 23 de março e o dia 15 de abril.

A segunda fase começa no dia 16 de abril e vai até o dia 8 de maio com o seguinte público alvo: professores das escolas públicas e privadas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independente da idade, profissionais da força de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional.

A terceira fase começa no dia 9 de maio e vai até o dia 22: serão vacinadas crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adultos entre 55 à 59 anos de idade e pessoas com deficiência. A meta é a mesma do último ano: 90% do público.

Antecipou – O Ministério da Saúde decidiu antecipar a campanha em 1 mês por conta do coronavírus, já que protegida da influenza, a população causa menos pressão no sistema público de saúde porque fica protegida contra doença que tem sintomas parecidos.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Campanha vai até dia 22 de maio (Arte: Ricardo Gael/Campo Grande News)



Nos siga no Google Notícias