A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

08/07/2015 11:51

Férias e frio espantam doadores de sangue e estoques estão quase zerados

Flávia Lima
Fechamento do Hemosul também prejudicou número de doadores, que não buscam a Santa Casa. (Foto:Arquivo Campo Grande News/Marcos Ermínio)Fechamento do Hemosul também prejudicou número de doadores, que não buscam a Santa Casa. (Foto:Arquivo Campo Grande News/Marcos Ermínio)

Com a chegada do frio e das férias, o número de pessoas que doam sangue com frequência no Hemonúcleo da Santa Casa de Campo Grande vem caindo drasticamente, segundo a responsável pelo setor, Bibiana Rugolo Nakao. Com isso, o hospital está fazendo um apelo à população, já que o banco de sangue está quase zerado e necessitando de todas as tipagens de sangue.

De acordo com Bibiana, o estoque está 70% abaixo do habitual e número de doadores que costuma ser de 120 pessoas por dia, mal atinge 80. "Na verdade só conseguimos mais de 100 doadores por dia quando fazemos muitas campanhas", ressalta.

Ela pede que os interessados em ajudar não deixem de ir até o Hemonúcleo bem alimentados e hidratados, para evitar hipoglicemia. "Nessa época de frio o pessoal deixa de tomar água e é importante também a ingestão de líquidos, pelo menos um dia antes da doação", alerta.

Como o banco de sangue do hospital atende toda a rede, incluindo hospitais do interior, a situação fica mais grave com a queda dos doadores. Ainda conforme Bibiana, o fechamento do Hemosul para reforma também contribuiu para a baixa procura para doação.  

Na Santa Casa as coletas são feitas de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas e aos sábados das 7 horas ao meio-dia. A coleta é realizada no Banco de Sangue do hospital, que fica localizado em um setor externo, na rua Eduardo Santos Pereira, 88, esquina com a Rua 13 de Maio, no pátio do hospital.

Já nos hospitais Regional e no Universitário, o serviço é feito de segunda a sexta, das 7 horas ao meio-dia. Para doar é preciso obedecer os seguintes critérios:

- Estar bem alimentado;

- Ter entre 18 e 67 anos, pesar acima de 55 quilos e estar bem de saúde;

- Não deve estar fazendo uso de medicamento controlado;

- Não deve ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

- Levar documento de identificação oficial com foto (RG, CNH, ou cartão profissional).

OMS lança campanha de incentivo a doação de sangue regular para abastecer bancos
A OMS (Organização Mundial da Saúde) lançou este mês a campanha “Obrigado por Salvar Minha Vida”. O objetivo é incentivar as pessoas que já doam sang...
Guarda oferece palestra sobre prevenção e combate às drogas em Uneis
Jovens da Unei (Unidades Educacional de Internação) Dom Bosco e da Unidade de Internação Feminina Estrela do Amanhã, em Campo Grande, receberam pales...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions