ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

OMS lança campanha de incentivo a doação de sangue regular para abastecer bancos

Luana Rodrigues | 26/06/2015 20:53

A OMS (Organização Mundial da Saúde) lançou este mês a campanha “Obrigado por Salvar Minha Vida”. O objetivo é incentivar as pessoas que já doam sangue a se tornarem doadores regulares e os que nunca doaram a doar pela primeira vez.

Conforme a OMS, de 2004 até agora, houve um aumento de 25% nas doações de sangue em todo o mundo. Todos os anos, 108 milhões de doações de sangue são feitas no planeta. Metade delas é registrada em países de alta renda, onde vivem apenas 18% da população mundial. No Brasil, a doação de sangue é feita por meio dos serviços de hemoterapia públicos e privados, onde são contabilizadas cerca de 3,7 milhões de coletas ao ano.

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos (no caso de menores, mediante consentimento formal do responsável legal) pesar mais que 50 quilos e gozar de boa saúde, sem fazer uso de nenhum tipo de medicamento. É preciso apresentar um documento oficial com foto em bom estado de conservação.

Antes de fazer a coleta, é importante estar bem alimentado, ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior, não praticar exercícios físicos ou ingerir bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem o procedimento. No caso de fumantes, a recomendação é não fumar duas horas antes da doação. Quem tem tatuagem, piercing ou maquiagem definitiva deve aguardar 12 meses após o procedimento para se tornar doador.

Nos siga no Google Notícias