A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

26/05/2016 09:02

Fiéis de 37 paróquias preparam tapete de Corpus Christi em Campo Grande

Católicos lotam vias para uma das celebrações mais importantes da religião

Mayara Bueno e Luana Rodrigues
Fiéis começam a elaboração do tapete de Corpus Christi. (Foto: Marcos Ermínio)Fiéis começam a elaboração do tapete de Corpus Christi. (Foto: Marcos Ermínio)
Pessoas de 37 paróquias confeccionam o tapete. (Foto: Marcos Ermínio)Pessoas de 37 paróquias confeccionam o tapete. (Foto: Marcos Ermínio)

A tradicional celebração católica de Corpus Christi começou bem cedo nesta quinta-feira (26) na Rua 14 de Julho, entre as avenidas Mato Grosso e Fernando Corrêa Costa. Desde as 4 horas, cristãos de 37 paróquias estão na via fazendo a marcação e a confecção do tapete, principal símbolo da comemoração, para mais tarde promoverem uma procissão até o antigo Fórum da Capital.

Considerada uma das datas mais importantes do calendário católico, os fiéis reservam este dia para celebrar a eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. Cada paróquia é responsável pela elaboração de 30 metros. A confecção do tapete faz parte da celebração.

Por volta do meio-dia, os religiosos devem terminá-lo, e, às 15 horas, realizar a missa especial, que acontecerá na esquina da Mato Grosso com a 14 de Julho. 

Segundo o padre Tadeu Canavarro, da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, no Bairro Santo Antônio, o dia marca o fim do “tempo comum”, com o início de três celebrações importantes para os católicos, que é a festa da Santíssima Trindade, Corpus Christi e do Coração de Jesus.

Ele explica que a celebração de Corpus marca a expressão pública de seguir Jesus Cristo a partir da Eucaristia. “É uma maneira de popularizá-la”. Sobre a elaboração do tapete, o padre explica que o corpo de Cristo precisa ser recepcionado de uma “maneira especial”.

Há 10 anos acordando cedo todo dia 26 para confeccionar o tapete, Iraci Francisca, 53 anos, diz que a festa de hoje “é uma das mais importantes para quem é católico, uma maneira de caminhar ao lado de Cristo”.

Depois da missa, que deve terminar por volta das 18 horas, começará a procissão, com o arcebismo de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa, carregando o Santíssimo no tapete. O destino será a Avenida Fernando Correa da Costa, quando acontecerá a benção final. Todo o percurso será acompanhado de um trio elétrico.

Cristãos pularam cedo para começar celebração do dia, considerado um dos mais importantes. (Foto: Marcos Ermínio)Cristãos pularam cedo para começar celebração do dia, considerado um dos mais importantes. (Foto: Marcos Ermínio)


Sem dúvida alguma, essa celebração começa no clarear do dia, onde pessoas se dedicam a confecção do tapete, aí você vê no chão inúmeras comunidades paróquias, e se vê a igreja (católica) toda reunida, seja 37 paróquias, seja inúmeras comunidades, mas todas aos pés daquele que mais tarde sobre ela vai caminhar; são inúmeros católicos, ao lado de católicos , lado a lado, sem se conhecerem, mas unidos por um único laço: a alegria, o calor interno, a paz que cada um carrega são as melhores palavras para traduzir o grande significado do dia.
 
anderson roque martinez dos santos em 26/05/2016 14:31:03
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions