Fiéis lotam missa no dia de santo protetor contra doenças e tempestades
A celebração começou às 6h e foi presidida pelo arcebispo Dom Vitório, que completa 90 anos nesta terça-feira

A Paróquia São Sebastião, localizada na Rua Minas Gerais, no Bairro Monte Carlo, ficou lotada na manhã desta terça-feira (20) durante a primeira missa em homenagem ao padroeiro. A celebração foi presidida pelo arcebispo Dom Vitório, que completa 90 anos nesta data, e reuniu centenas de fiéis logo nas primeiras horas do dia.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A Paróquia São Sebastião, no Bairro Monte Carlo em Campo Grande, celebrou o dia do padroeiro com três missas nesta terça-feira. A primeira celebração, presidida pelo arcebispo Dom Vitório, que completou 90 anos na mesma data, reuniu centenas de fiéis às 6h da manhã. A igreja, que funciona oficialmente desde 1937, mantém tradições como a das fitas medidas na imagem do santo e o "boi de São Sebastião", símbolo de proteção rural. A programação da 76ª festa incluiu procissão luminosa e quermesse, atraindo devotos de várias regiões do estado que buscam proteção contra doenças, pragas e tempestades.
A missa teve início às 6h e, ao final, os devotos puderam tocar a relíquia de São Sebastião. Uma longa fila se formou desde o altar até o portão da igreja, em um momento marcado por oração e agradecimentos. Ao longo do dia, ainda estão previstas outras duas celebrações, às 10h e às 17h, sendo que a última será seguida de procissão luminosa pelas ruas do bairro.
Entre os fiéis estava a empresária Tereza Dultra, de 55 anos, devota de São Sebastião há mais de duas décadas. Ela conta que a devoção começou após se mudar de Ponta Porã para Campo Grande. “Vim morar perto da capela e passei a conhecer a história de São Sebastião. É muito lindo. Já faz 23 anos”, relata. Segundo ela, ao longo desse tempo recebeu muitas graças e curas. Nesta terça-feira, Tereza veio deixar um pedido pela cunhada, que está acamada há cinco anos. “Vim entregar o pedido e espero, em breve, poder testemunhar”, afirmou.
A servidora pública Roseli Dantas, de 43 anos, também participou da celebração. Devota há 23 anos, ela conta que a fé em São Sebastião começou após conhecer a história do martírio do santo. “Desde que comecei a participar da paróquia, nunca mais saí”, disse. Roseli afirma que já recebeu diversas graças ao longo dos anos e, desta vez, esteve na missa apenas para agradecer.

Conforme o seminarista César Augusto, a comunidade existe desde 1930, mas foi em 1937 que o local passou a funcionar oficialmente como capela. Segundo ele, a devoção a São Sebastião se consolidou como uma tradição que atrai fiéis de várias regiões do Estado. “Durante a novena, vem gente de Sidrolândia, Brasilândia e até de regiões de divisa com o Paraná. É muito bonito ver essa devoção tão grande. Pessoas que vêm porque alcançaram um milagre na família após pedir a intercessão de São Sebastião”, destacou.
Durante a missa, o padre Marcelo Tenório de Almeida comentou uma tradição popular da paróquia que conheceu após chegar a Campo Grande. Segundo ele, os fiéis compram fitas de São Sebastião, medem na imagem do santo e depois as amarram na parte do corpo onde sentem dor ou precisam de uma graça.
A prática, segundo César Augusto, é antiga e já existia antes da chegada dos atuais sacerdotes. “Há muitos relatos de cura. É uma devoção popular que se mantém ao longo dos anos”, explicou.
Questionado sobre a importância de São Sebastião, o seminarista destacou a forte ligação do santo com o meio rural. “São Sebastião é conhecido como protetor contra pragas, doenças e tempestades. Em muitas fazendas existe a tradição do ‘boi de São Sebastião’, que simboliza a proteção da propriedade e da produção”, explicou.
A programação da 76ª Festa de São Sebastião segue ao longo do dia, com missas, procissão luminosa e quermesse de encerramento. A última celebração acontece às 17h, seguida da procissão pelas ruas do bairro, reunindo novamente os fiéis em homenagem ao padroeiro.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


